08/04/2014

08/04/2014

FireChat


Lembram-se do FireChat, a app que não precisa de internet para criar um serviço de mensagens locais, usando bluetooth e WiFi Direct, e que cria uma rede "mesh" que permite que cada novo utilizador sirva de repetidor para levar as mensagens mais além? Depois de fazer sucesso no iOS chega agora a altura de também os utilizadores Android poderem desfrutar desta app de mensagens anónimas sem necessidade de internet.


O FireChat já está no Google Play e promete todas as vantagens que conhecemos da versão iOS. No entanto aquilo que todos queríamos saber é se as apps permitem enviar mensagens entre Androids e iPhones. E a verdade é que sim... mas depende. A app permite que equipamentos iOS e Android falem entre si, mas apenas quando ambos estão ligados a um hotspot WiFi. No modo de comunicação directo, que depende da tal rede "mesh" criada entre dispositivos, a coisa está mais complicada, embora os criadores da App digam que ainda têm esperança de que tal venha a ser possível... mas demorará mais algum tempo.

Mostra-nos que todos teriam a ganhar se em vez de sistemas proprietários os diversos fabricantes colaborassem para criar e utilizar sistemas standard que permitissem uma maior interoperabilidade entre todos. Já imaginaram se em vez do WiFi que temos hoje, tivéssemos mil e um sistemas wireless diferentes, onde cada "WiFi" só funcionaria com os equipamentos da própria marca?

Esperemos que a curto prazo também as redes mesh possam contar com um standard idêntico (por mim, era adicionar um chip ZigBee a todos os smartphones, como a certa altura se falou que a Samsung iria fazer, e já ficava o assunto arrumado.)

0 comments:

Enviar um comentário