24/10/2014

24/10/2014

Inbox quer ser Gmail do futuro


O Google sabe exactamente quanto tempo passamos diariamente a lidar com os emails, que para a maioria das pessoas ainda são a forma principal de comunicação na internet. E agora propõe-nos uma nova forma de gerir os emails, mais moderna e simples, e com o qual pretende poupar-nos tempo: o Inbox.


O Google já nos habitou a remodelações regulares nos seus serviços, incluindo o muito utilizado e crítico Gmail. Mas sabemos também que muitas vezes as modificações não são bem recebidas (os utilizadores gostam que as coisas se mantenham como estão) - e por isso em vez de "inventar" no Gmail, o Google optou por criar uma nova app chamada Inbox, que nos apresenta os nossos emails de uma forma diferente.


Este Inbox é uma evolução das múltiplas caixas de entrada com organização automática que o Google adicionou ao Gmail no ano passado, mas que leva o conceito ainda mais longe - ao estilo do que algumas apps de email mais modernas têm implementado para permitir uma gestão do email mais eficiente, com coisas como o agrupamento e classificação automática de diferentes tipos de email, possibilidade de silenciar um assunto durante determinado tempo, criação de lembretes de forma mais inteligente, marcar emails importantes, e muito mais.

Na prática acaba por ser um misto do Gmail com o Google Now, e onde o Google recorre à sua "inteligência automática" para nos colocar os assuntos e coisas que considera serem mais importantes, em destaque.


O Inbox está disponível para Android (e também no Chrome e para iOS), mas por agora apenas disponível via convite (podem fazer um pedido para inbox@google.com).

Não sei até que ponto é que irei engraçar com este sistema - uma vez que até no Gmail continuo a usar a inbox "prioritária" em vez das inboxs por categorias; mas saúdo a opção do Google lançar uma app diferente para esta gestão do email que em nada interfere com o Gmail tradicional. Assim é da maneira que mais pessoas lhe poderão dar o benefício da dúvida e experimentar, em vez de se limitarem a criticar o Google por lhes ter "destruído" o seu Gmail caso isto tivesse sido aplicado lá. E sendo eu um fã do Google Now (e tendo que lidar com centenas de emails por dia) confesso que estou bastante curioso para ver se este Inbox me consegue realmente simplificar a vida. Só falta chegar o convite. :)


Seguem-se as 10 coisas que o Google destaca neste seu Inbox:

1. Silenciamento (snooze)
Quando uma mensagem pode esperar (ou quando prefere simplesmente afastá-la) pode silenciar (snooze) o Inbox e acedê-la mais tarde ou noutro local. Deslize a mensagem deixada no seu telemóvel e aceda-lhe quando quiser que ela apareça.

2. Adicione um Lembrete (reminder) e obtenha ajuda por via de Notas
O Inbox ajuda-o a percorrer e a concluir tarefas. Clique no botão vermelho “+” e selecione o botão azul Lembrete (reminder). Por exemplo, escreva “ Ligar ao mecânico Joe’s” e veja como o Inbox o ajuda ao indicar-lhe o número de telefone e o respetivo horário de funcionamento.

3. Marque um item como concluído
Poderá marcar uma mensagem ou um lembrete (reminder) como concluído (done) com um simples deslizar para a direita. Os itens concluídos desaparecem do Inbox mas um utilizador poderá regressar facilmente a ele mais tarde ao clicar na etiqueta concluído (Done) na barra de navegação.

4. Marcação rápida
Está com pressa? Clique no botão vermelho “+” e aceda aos contactos de email mais frequentes. Clique na respectiva fotografia dos perfis para abrir imediatamente uma nova mensagem com a informação deles pré-preenchida no campo “para:”.

5. Marque com pins aquilo a que pretende regressar mais tarde
A marcação com pins é a forma de manter num único local todas as coisas a que precisa de regressar mais tarde. Experimente abrir uma mensagem e clique no botão com um pin. Mais tarde, quando quiser verificar rapidamente todos os itens importantes com esta marcação basta clicar no botão com o pin no topo do ecrã.

6. Limpeza de itens
Não há nada tão reconfortante como ter uma caixa de correio limpa. Quando clicar na opção limpar (sweep), todas as mensagens, que nessa secção não tenham sido marcadas com pins, ficam marcadas como concluídas. Poderá utilizar esta opção para libertar grupos de mensagens antigas ou e-mails menos importantes como promoções.

7. Procurar por um número de telefone
Já tentou encontrar um número de telefone ou morada de um amigo através de uma pesquisa no email? Nós também!! O Inbox tem uma pesquisa inteligente para que o utilizador ao escrever “telefone da Sara” encontre o que procura. O utilizador pode até, inclusivamente, fazer a chamada directamente a partir do Inbox.

8. Visualização de fotografias
Aquelas fotografias fantásticas que o seu amigo enviou já não ficam relegadas a meros pequenos anexos. Elas passam a poder ser visualizadas sem abrir o email

9. Não se atrase com o estado do voo em tempo & check in
Da próxima vez que receber um email com a confirmação de um voo, terá tudo o que precisa. Quando se aproximar o momento do viagem, o Inbox irá mostrar-lhe o estado do voo de modo a saber se há ou não atrasos. Mais, pode fazer o check in sem ter que abrir o email.

10. Agrupamentos
Existem alguns tipos de emails que se pretende ler apenas uma vez por dia. Nas etiquetas (labels) que estão agregadas no Inbox, poderá configurá-las para que sejam apresentadas apenas uma vez por dia, ou uma vez por semana. Isto torna possível ver e percorrer rapidamente os emails e continuar com outras tarefas.


E caso estejam interessados em obter um convite para o Inbox, podem colocar o vosso endereço de email no formulário abaixo. Assim que tivermos convites disponíveis, enviaremos para os interessados ;-)


0 comments:

Enviar um comentário