09/04/2015

09/04/2015

NX ROM - Experiência Google com Android 5.1


Se estão fartos de esperar que a mais recente versão do Android chegue ao vosso smartphone, e se há detalhes que acham que estão em falta no Lollipop do Google, uma das soluções passam por usar uma ROM alternativa. O António Rodrigues vem-nos falar da NX ROM e das melhorias que tem face ao Android de origem.


O Google lançou recentemente mais um update ao seu sistema operativo Android, que conta agora com a versão 5.1. Como habitual, se pretendem obter a actualização para o mais recente Android 5.1 nos vossos Nexus ou Motorola têm duas hipóteses: aguardar pacientemente que a Google e Motorola disponibilizem as respectivas versões OTA; ou "arregaçar as mangas" e instalar uma ROM alternativa, não oficial, como a NX ROM da qual vos venho falar hoje.

A Nexus Experience ROM (NX ROM) é uma das ROMs que tem atraído as atenções nos últimos tempos, e até vem em dois sabores: AOSP ou CyanogenMod, para quem prefere o seu sistema Android artilhado. Tenho usado a versão NX AOSP para Nexus 4 e é sobre essa que vou deixar uns apontamentos.

Resultado do excelente trabalho de Anderson Aragão, as roms NX são disponibilizadas nas seguintes variantes:
  • Nexus 4 (AOSP e CyanogenMod)
  • Nexus 5 (AOSP e CyanogenMod)
  • Nexus 6 (AOSP e CyanogenMod)
  • Moto X 2013 (CyanogenMod)
  • Moto X 2014 (CyanogenMod)
  • Moto G 2013 (CyanogenMod)


Além da ROM podem e devem usar os packages para pré-instalação das Google Apps. É possível escolher dois formatos: Standard (apps Google mais comuns) ou Full (todas as apps Google).

Nota: tenham atenção a algumas recomendações, como por exemplo para o Nexus 4. É aconselhável usar o package GAPPS Standard, pois o Full ocupa demasiado espaço na memória interna do dispositivo - apesar de funcionar, acabam com muito pouco espaço livre para instalar as vossas apps favoritas.


Ao contrário de muitas ROMs carregadas de funcionalidades adicionais, e que por vezes acabam por prejudicar a experiência final como um todo, o trabalho desenvolvido na versão NX AOSP pauta-se pela simplicidade. Manter a estabilidade, simplicidade e premissas base da versão original Google.

Apesar de incluir alguns melhoramentos, estes não são exagerados nem sequer disruptivos com o look & feel Material Design do Lollipop. Também não encontram aqui o recurso a apps de terceiros para funcionalidades adicionais.

As principais funcionalidades introduzidas ao nível do sistema são as seguintes:
  • Fechar todas as Apps abertas em background apenas com um toque
  • Ambient display: visualizar imediatamente as notificações ao tirar o smartphone do bolso, logo após o toque de notificação
  • Filtrar/remover spam nas notificações - por exemplo, notificações residentes como a de Depuração USB
  • Opções adicionais de ecrã: ligar via botões de volume, controlar o brilho a partir da status bar, duplo-touch na Status bar para desligar ecrã, aceder ao menu de opções com um único touch, etc.
  • Opções adicionais de toque & som: volume de toque em crescendo, a partir de um nível de volume inicial parametrizável
  • Opções adicionais de teclado virtual
  • Sobreposição de notificações sobre a app aberta (Heads up notifications): permite ler e interagir com as notificações sem sair da app ou jogo que temos em primeiro plano
  • Alertas visuais de bateria e notificações, com cores parametrizáveis do led de notificação no smartphone.



Não fiz testes ou benchmarks a esta ROM, mas posso afirmar que a experiência de utilização ao longo da última semana tem sido, em tudo, excelente. No geral a minha percepção diz-me que a performance é equivalente ou mesmo superior à versão 5.0.1/2 Stock.

Não me deparei com nenhum bug no sistema, apenas pequenas incompatibilidades com algumas apps de terceiros (Power Toggles, por exemplo). Nada têm a ver com a NX ROM mas sim com alterações ao core feitas pela Google nesta versão 5.1.

Algumas das melhorias são muito bem vindas: uma muito simples mas muito útil como desligar o ecrã com um duplo-toque na Status Bar, reduz para metade a quantidade o uso frequente do botão Power contribuindo activamente para o tempo de vida útil do mesmo. Já quem não pode contar com o mesmo, devido a avaria ou mau funcionamento, tem a excelente alternativa de ligar/desligar o ecrã através dos botões de volume.


Quem pretende uma ROM full featured deve optar pela versão CyanogenMod (CM) que conta com todas as alterações e funcionalidades adicionais introduzidas pela equipa da Cyanogen ao Android 5.1 base + as funcionalidades introduzidas pelo Anderson.

Obviamente, dependendo do vosso smartphone e versão escolhida, AOSP ou CM based, a vossa experiência poderá ser diferente. De base, o Android 5.1 traz algumas melhorias já referenciadas antes aqui e para alguns utilizadores vale bem a pena o esforço da instalação desta versão, especialmente os quem tem um Nexus 5 ou 6.

Apesar do tema "como instalar uma ROM" não estar no âmbito deste artigo, não terão grandes dificuldades em encontrar guias online sobre os pré-requisitos e guias passo-a-passo sobre como instalar/flashar ROMs no vosso smartphone.


Para mais informação sobre a experiência com estas ROMs nos vários dispositivos e versões podem consultar os posts da comunidade N5X ROM no Google Plus O site oficial para downloads e informação geral encontra-se aqui: https://nxrom.us/.

Termino com um pequeno alerta: na comunidade do Google+ encontram-se alguns relatos de problemas de funcionamento, force-closes, bloqueios, etc. Pude constatar que a maioria se deve a instalações feitas incorrectamente, ou por outro lado, não garantindo a limpeza correcta da versão anterior. Muitos utilizadores não pretendem limpar as apps e daods, e optam por instalar com recurso a sideload (dirty install) o que pode eventualmente provocar conflitos entre a ROM instalada e a nova. Na esmagadora maioria dos casos, bastou um factory reset (full wipe: fomatar dalvik + data + system) e re-instalar a ROM e pronto! Tudo a funcionar sem problemas.

Na minha opinião, se querem uma boa experiência e com total performance aconselho a que façam sempre um full wipe ao instalar alguma variante da NX ROM. Exige mais tempo e trabalho, mas compensa no resultado final.

Um especial agradecimento ao Anderson Aragão por nos brindar rapidamente com as actualizações das NX ROM a cada iteração da Google no Android ;)

Happy flashing, everyone!

por: António Rodrigues

1 comentário:

  1. Boas.
    Flashei esta rom mas estou com um problema. Tendo a opção do "double tap to sleep activa", quando numa chamada, pelo facto de ter o telefone encostado na orelha, detecta os toques na barra de status e abre a mesma ou abre a pagina da bateria, etc..
    Existe alguma solução para isto ( sem ser desactivar... )?

    ResponderEliminar