24/06/2015

24/06/2015

Brigade é uma app que quer modernizar a democracia na era digital


Se passamos por uma fase em que as gerações mais novas se distanciam cada vez mais da política, será possível utilizarmos as novas tecnologias como forma de reavivar esse indispensável interesse para garantir que o sistema democrático continue a funcionar (e de forma mais eficiente)? É isso que tenta fazer a última app de Sean Parker, chamada Brigade.




Sean Parker é um nome que dispensa apresentações no mundo "digital", tendo sido o criador do Napster e tendo tido influência activa para transformar o Facebook naquilo que é hoje. Mais recentemente tem-se aventurar noutros projectos com aspecto mais social, como o Causes, e agora nesta app Brigade.


Com esta app o objectivo é facilitar a manifestação de pontos de vista e opiniões, sociais e políticas, permitindo avaliar a opinião pública dos demais utilizadores. É um sistema que "idealmente" permitiria ouvir opiniões em larga escala, potencialmente dispensando ou reduzindo recurso a referendos - permitindo igualmente tornar mais ágeis e frequentes a consulta da opinião pública a respeito de todo o tipo de assuntos.

Bem falando de coisas ideais, o ideal mesmo seria que este tipo de plataforma existisse a nível estatal, e no nosso caso, a nível europeu; para não ficar dependente de uma entidade privada. Mas na ausência de tal plataforma, é melhor "qualquer uma" que nenhuma.


... Interrogo-me apenas sobre quantos políticos com assento na Assembleia estariam realmente interessados em conhecer a opinião dos seus cidadãos? (Receio que na sua maioria prefeririam uma app que lhes permitisse continuar a manterem-se o mais afastados possíveis!) Mas pronto... esperemos que por altura que esta geração "das apps" chegue a estes postos, tenham um pouco mais de abertura e sensatez no que toca a aproveitar ao máximo todas as vantagens que as novas tecnologias permitem.


0 comments:

Enviar um comentário