18/08/2015

18/08/2015

Fallout Shelter, um jogo para consumir umas boas horas


Raramente um jogo que me consegue prender a atenção mais do que uns breves minutos.
A proposta que hoje apresentamos foi uma excepção que me cativou por algumas longas horas, e por isso, merece aqui o seu destaque.

Fallout Shelter era um jogo altamente esperado pela comunidade Android, não sendo por isso de admirar o número de downloads que já conseguiu desde à chegada ao Google Play. 1 milhãozito, coisa pouca.
Este jogo trouxe-me à memória as inúmeras horas passadas com títulos como Colonization ou Dungeon Keeper. Preparem-se, é mesmo viciante.


O objectivo principal passa por gerir uma comunidade que vive em abrigos, os quais é nossa responsabilidade adquirir.
Começamos com um reduzido leque de colonos, cada um com as suas especialidades, as quais temos de verificar, desenvolver e aplicar conforme necessário.

As especialidades devem ser utilizadas no tipo de sala que melhor dela tira partido. A agilidade é para a cozinha, força para a central eléctrica e a percepção para a produção de água. Há mais salas e funções, mas com o tempo vão aprendendo a gerir as mesmas.

No canto superior direito têm um atalho para a listagem de colonos, a qual pode ser ordenada de diferentes formas, permitindo assim uma mais fácil gestão dos nossos trabalhadores.

Em cima ao centro, as barras de energia, alimentação e água. Claro está que devem procurar manter o nível a verde. Para isso é necessário gerir a criação de novas salas com atenção. De nada vale ter muita cozinha sem energia ou água.

À direita, as caps, unidade monetária que permite adquirir novas salas, acessíveis no ícone do martelo. Nem todas estão inicialmente disponíveis, pois dependem do número de colonos.

As salas são passíveis de upgrade, oneroso por sinal, pelo que devem avaliar a sua utilidade.
Para maximizar a produção, podem juntar até três salas do mesmo tipo, mas apenas em linha recta, lado a lado.
Para mudarem de andar, têm de criar elevadores, os quais mais uma vez obrigam a uma gestão cuidada.

Dentro de cada sala à produção, o produto dependo do tipo de sala. Cada leva de produção leva o seu tempo, e está dependente do nível da sala e dos seus ocupantes ( em número e capacidades).
Há que ter calma e aguardar serenamente pela produção. Esta actividade permite aos colonos subir de nível, o que equivale a ganhar caps.

Além das tarefas internas, podem designar alguns colonos para exploração no exterior. Convém terem packs para os equipar e proteger das adversidades.


Existe uma sala para atrair colonos, mas podem optar pelo acasalamento. Dica grátis: escolham os pares mais capazes para obter uma descendência igualmente produtiva.
Mais uma vez, todo este processo é lento, demora horas...



Nem tudo são rosas, há sempre a possibilidade de um incêndio ou infestação. Há que estar muito atento.

Quando digo muito atento, é tipo, NÃO TIREM OS OLHOS DO ECRÃ! Esta acaba por ser uma situação absurda. O jogo demora 5 a 7 minutos (em média) a produzir algo e nós temos de estar atentos a 100%.
Ontem distraí-me a olhar para a televisão e quando dou por mim, passados uns 5 a 10 segundos, já tinha uma invasão de baratas que deviam ter super poderes, pois foi necessário metade da população para as matar.

É certo que não tinha produzido armas, mas parece-me demasiado penalizador perder metade da população para matar uma barata. Sim, sobrou uma e só esta matou uma pipa de pessoal. Não faz sentido.

É por esta razão que penso não voltar a jogar o jogo, pois gastei várias horas de volta do mesmo, para perder tudo em segundos.

Interessante o facto de não ter de recorrer às compras via app para progredir no jogo, bastou ter paciência para aguardar pela evolução dos acontecimentos.

Contudo, não deixem de experimentar. Tenham as armas em atenção e divirtam-se com este jogo.




0 comments:

Enviar um comentário