29/09/2015

29/09/2015

Pasta das apps no Android perde as páginas e ganha pesquisa


O Android 6.0 Marshmallow vai ser hoje apresentado, mas o Google já vai fazendo algumas alterações nos Android já no mercado, com o seu Google Now Launcher a abandonar o sistema de páginas para encontrar as apps, e a ganhar a função de pesquisa.

Encontrar uma app no meio de centenas de apps instaladas num Android nem sempre é fácil. É certo que se pode usar a função de pesquisa do sistema, mas o procedimento normal para quem procura uma app era dirigir-se à app drawer, onde estão todas as apps, e de seguida ir percorrendo página após página em busca da app desejada. Mas finalmente o Google resolveu o assunto.

O Google Now Launcher substitui o sistema de páginas por uma secção com scroll vertical de uso mais imediato e, mais importante, com função de pesquisa sempre acessível no topo. Para além disso, no topo encontramos as apps que usamos mais frequentemente, facilitando ainda mais o processop de encontrar a app que se deseja. Basicamente, passamos a ter a app logo ali à mão, ou no caso de não estar, bastará começar a escrever o seu nome e encontrá-la. (Embora, para isso, com um pouco de hábito, também se passe a utilizar o search no homescreen, que também nos dá acesso às apps instaladas.)

Confesso que ainda fico com alguma inveja do sistema usado no iOS, com a pesquisa no spotlight a estar sempre acessível no homescreen com um simples gesto de puxar para baixo; mas de qualquer forma, esta reorganização da app drawer do Android era algo que há muito era necessária e é um passo no bom sentido.

Publicado originalmente no AadM

1 comentário:

  1. Tenho usado a DP3 do Android M desde que saiu, e apesar de gostar da adição da pesquisa, preferia o sistema de páginas. As vezes vou a procura de apps que não me lembro do nome e identifico-as pelo ícones, o que era muito mais rápido com páginas (um swipe e via as 20 apps seguintes) do que com o scroll.

    ResponderEliminar