05/10/2015

05/10/2015

Android M chega em Outubro, mas não para o Nexus 4, 10, e 7 (2012)

Já se sabe quando irá chegar o Android M... e quais os Nexus que não irão ter direito a esta actualização.

Segundo as últimas informações, o Android 6.0 Marshmallow deverá começar a ser disponibilizado a 5 de Outubro para os Nexus 5, 6, 7 (de 2013) e 9. Boas notícias para os possuidores destes dispositivos, mas que indirectamente faz com que seja más notícias para os possuidores de Nexus mais antigos, como o Nexus 7 de 2012 e, principalmente, para quem tem um Nexus 4 ou Nexus 10 - equipamentos que seguramente ainda teriam capacidade para correr o novo Android 6.0 sem grandes problemas.

Refira-se que ambos contavam já com 2GB de RAM, mesmo sendo equipamentos já do distante ano de 2012 (e que também torna mais caricato o facto de actualmente ainda haver fabricantes que optam por lançar smartphones Android apenas com 1GB de RAM). Mas, as políticas do Google estabelecem que o período mínimo garantido de suporte seja de 18 meses... e estes modelos já ficam fora do prazo; embora tivesse sido um gesto simpático ter disponibilizado esta última actualização para eles.

Bem, o Google lá saberá quantos destes Nexus se encontram no activo, e qual a percentagem que representarão face aos Nexus mais recentes - e neste tipo de coisa, atribuir recursos a manter equipamentos mais antigos é algo que não será de fácil justificação, quando se poderiam alocar esses mesmos recursos a coisas mais produtivas para os equipamentos mais recentes e/ou futuros. Certamente que o N4 e N10 irá contar com um Android 6.0, mesmo que não venha directamente do Google... mas para quem os tiver que se quiser manter com um Android oficial, estará na altura de considerar uma actualização para um dispositivo mais recente (embora no caso do Nexus 4 isso signifique optar por um smartphone maior; e no caso do N10 ficar-se por um tablet mais pequeno.)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário