15/11/2015

15/11/2015

Fusão Android-Chrome OS? Talvez sim, mas não para já


A notícia de que o Google estava a trabalhar na unificação do Chrome OS e Android (com prioridade para este último) lançaram o pânico entre todos os fãs do Chrome OS e Chromebooks, e o Google vem tentar acalmar os ânimos, frisando que não há planos para que o Chrome OS deixe de existir.

Esta reafirmação de que o Chrome OS está para durar frisa apenas aquilo que todos já sabemos, de que o Chrome OS representa uma aposta numa plataforma segura e sem chatices, e que os Chromebooks têm tido enorme sucesso no mercado da educação (referem que são activados diariamente mais de 30 mil Chromebooks nas escolas nos EUA) - ao mesmo tempo que vão adoçando os desejos dos fãs, com a referência de que estará para breve a chegada de uma actualização que dará ao Chome OS um aspecto ainda mais moderno com o Material Design.

Só que, mesmo assim, não há como não ficar intrigado pelo facto de logo no início se referir também que estão de facto a trabalhar na unificação de ambas as plataformas... e, a não ser que o Google também esteja a querer redefinir esse significado, isso significará que, inevitavelmente, estas duas plataformas convergirão numa única, que neste momento tudo indica ser um Android capaz de correr um "Chrome OS" (entre outras coisas).

É que, bem sabemos como as empresas podem mudar de ideias a qualquer momento. Neste momento, sem dúvida que interessa ao Google continuar a promover os seus Chromebooks como máquinas ideais para muitas áreas, e que terão actualizações garantidas durante cinco anos. Daqui por dois anos, o mesmo será certamente dito dessa nova plataforma Android "PC" e das vantagens que oferecerá face ao antigos Chrome OS.

... Saberemos lá para meados de 2017...

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário