03/11/2015

03/11/2015

NetGuard - como controlar o acesso à internet


O Android 6.0 Marshmallow remodelou a forma como se dão permissões às apps, mas inexplicavelmente parece ter-se esquecido de uma das mais básicas, se queremos que uma app tenha (ou não) acesso à internet. Algo que este NetGuard possibilita fazer, e sem sequer necessitar de root.

No Android 6.0 podemos controlar com grande detalhe aquilo a que cada app tem acesso, no novo painel de permissões, mas o Google optou por não incluir nessa secção o próprio acesso à internet. Não há assim forma de garantir que determinada app não possa aceder à internet, o que seria uma função extremamente útil para lidar com apps com comportamento suspeito, ou para lidar com apps que usam os dados de forma abusiva.

Como é comum no Android, se o sistema não faz algo, há quem se dedique a arranjar uma solução, que neste caso é o NetGuard.

O sistema de funcionamento do NetGuard é bastante engenhoso e eficiente, tendo como vantagem adicional o facto de estar a seguir todas as regras do Android e de não necessitar de root. O sistema recorre à funcionalidade que permite definir o uso de VPNs diferenciadas para cada app, e na prática consiste numa VPN que, em vez de direccionar os dados para uma VPN, se limita a ignorá-los completamente. Assim, as apps que seleccionarmos no NetGuard passam a usar uma ligação de dados que não funcionam - sem que seja necessário ter uma app continuamente a monitorizar e analisar os dados enviados, que teria impacto significativo na bateria.

Para além do mais, a app permite ainda diferenciar entre dados WiFi e mobile, pelo que poderemos cortar o acesso de dados 3G/4G a apps gastadoras, mas deixando que funcionem quando estivermos em WiFi. O NetGuard está disponível no Google Play (neste momento em fase de testes), e embora nem sequer tenha acesso à internet para que se coloque a questão da segurança e privacidade dos dados, está também disponível no GitHub como open-source, para quem preferir compilar a sua própria app.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário