11/11/2015

11/11/2015

Será que é desta que o Android One ganha estatuto?


O Android One parecia ser o início do fim da necessidade da linha Nexus, mas um ano depois o Android One continua a ter expressão nula no vasto universo dos Android - coisa que o Google quer rectificar, dando maior poder aos fabricantes.
O Android One foi anunciado como sendo uma forma de garantir aos utilizadores a disponibilização de actualizações em tempo útil, vindas directamente do Google. Mas os meses foram passando e os dispositivos (de gama baixa) existentes no mercado não conseguiram atrair a atracção do público no muito desejado mercado Indiano. Aliás, ainda há poucos meses foi feita uma tentativa de reavivaro interesse com um novo modelo de ainda mais baixo custo.

Só que parece que nem isso está a resultar e o Google prepara-se agora para dar maior liberdade de escolha aos parceiros que desejarem construir um Android One. Até ao momento, a opção de criar um Android One vinha acompanhada por um conjunto de regras impostas pelo Google, que se estendiam ao tipo de hardware que poderiam escolher, e até qual o fornecedor a utilizar. Era uma forma simples do Google limitar as variantes de hardware a combinações que pudessem ser facilmente suportadas... mas que limitavam também as escolhas dos fabricantes.

Agora, o Google parece estar disposto a abdicar de parte desse controlo, permitindo aos fabricantes escolherem entre muito mais hardware e deixando-os escolher os seus fornecedores. Será uma resposta lógica para tentar incentivar a adesão ao Android One... mas por outro lado levanta a questão: se vão permitir que os fabricantes façam "o que quiserem", como poderão depois garantir o suporte adequado para todos os modelos que forem sendo lançados? Talvez isso seja um problema que o Google só se preocupe em resolver depois do Android One conseguir um nível moderado de sucesso...

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário