08/01/2016

08/01/2016

Qual a melhor posição para um sensor de impressões digitais?


Os sensores de impressões digitais são agora algo que se pode assumir como existente em todos os novos smartphones, mas os fabricantes não estão em acordo quanto à sua posição ideal. E a verdade é que tal poderão não existir, pelo menos, não para todos os utilizadores.

Longe vão os tempos em que os sensores de impressões digitais eram uma raridade ou obrigavam a "passar o dedo". Actualmente, modelos como o iPhone, Galaxy S5, G4, Mate S e Xperia Z5 vêm equipados com sensores modernos que permitem desbloquear o smartphone com um simples toque - e alguns deles até permitem usar o sensor como mini touchpad para fazer gestos. Mas, o que nos traz aqui hoje é a localização destes sensores, e temos versões para todos os gostos: no botão de home frontal, na traseira, e até na lateral.

Qual será afinal a posição ideal para colocar o sensor de impressões digitais?... E a verdade é que nenhuma destas posições poderá ser a ideal (para todos), pois todas vêm acompanhadas de pontos positivos e negativos.

Sensor no botão frontal



Colocar o sensor no botão frontal é a opção usada pela Apple, Samsung, LG, OnePlus e vários outros fabricantes. A vantagem é a de que isto permite manter um design praticamente inalterado face aos modelos pré-sensores de impressões digitais, e garante que o sensor fica acessível sempre que se tem a parte frontal do smartphone visível (o que será praticamente sempre que se deseja utilizá-lo).

A sua utilização é prática quando se está a usá-lo normalmente, mas poderá obrigar a algum contorcionismo do polegar caso se deseje usá-lo com apenas uma mão.

Sensor na tampa traseira



O sensor na parte traseira tem sido outra opção bastante popular entre diversos fabricantes, especialmente quando não se quer adicionar nenhum botão a uma parte frontal completamente lisa. Tem como vantagem adicional um posicionamento mais cómodo quando se está a segurar no smartphone com as mãos, bastando um ligeiro movimento do dedo na tampa traseira para o fazer chegar ao sensor sem os contorcionismos exigidos pelo botão na parte frontal (mas isso não evita que esse contorcionismo continue a ter que ser feito, para chegarem ao local dos botões de navegação).

Como contra, temos que o posicionamento na parte traseira impede que o mesmo seja usado directamente quando temos o smartphone pousado numa mesa, ou na maioria dos suportes para utilização no automóvel.


Sensor no botão lateral



Colocar o sensor na parte lateral é uma opção menos comum, mas que se encontra em modelos como o Xperia Z5, e que se pode encarar como sendo uma opção que tenta evitar os pontos contra das opções acima referidas. Desta forma o botão fica relativamente acessível quando estamos a segurar no smartphone, e também quando o mesmo está pousado numa mesa. O seu acesso num suporte para o automóvel ficará dependente do tipo de fixação utilizado. Mas como contra, temos que a espessura do dispositivo poderá ficar comprometida para permitir a colocação de um botão com área suficiente para uma detecção fiável.


Conclusão



Qual a posição ideal para o sensor? Isso será algo que cada um terá que decidir por si, tendo em conta o tipo de utilização que dá ao seu smartphone. Usam-no primariamente em movimento? Ou deixam-no pousado em cima da secretária durante a maior parte do dia? Usam-no principalmente no carro?

Nalguns casos (por exemplo, o uso no carro) o problema pode ser resolvido optando por um suporte adequado que permita a sua utilização, no caso do sensor na traseira ou lateral; noutros casos, o inconveniente que qualquer uma das opções possa apresentar poderá ser de ordem praticamente insignificante face aos benefícios que a sua utilização permite (e isso é algo que qualquer utilizador descobrirá ao fim de um dia sem ter que introduzir PINs ou padrões de desbloqueio no seu smartphone, ou até poupar a introdução de passwords e códigos de acesso noutras apps.)


Pessoalmente, continuo a achar que o sensor na parte frontal será o mais cómodo para o tipo de uso que dou ao smartphone, mas imagino que no futuro isso possa vir a mudar - levando as coisas ao extremo, podemos imaginar que um dia toda a superfície do smartphone possa ser sensível ao toque e detectar as impressões digitais em qualquer ponto de toque, tornando indiferente onde quer que se toque nele. Mas até lá... temos que escolher segundo os nossos critérios, e para mim o mais importante nesta fase é que o smartphone tenha um sensor de impressões digitais... esteja onde estiver! :)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário