08/02/2016

08/02/2016

TE.M.S dá informações sobre tempos de espera nas urgências


O Ministério da Saúde lançou na semana passada o TE.M.S-Tempos Médios de Espera que permite obter informações acerca dos tempos de espera das urgências hospitalares.


A ideia é bastante interessante, uma vez que permite aos cidadãos ver as informações relativas aos hospitais da sua área, possibilitando a decisão de escolher o hospital onde se dirigir consoante os tempos apresentados.


No entanto, pelo menos para já, a teoria não se pode aplicar a 100%, uma vez que ainda são poucos (menos de metade) os hospitais que disponibilizam esta informação na app.

Resta também saber se as informações que aparecem na app correspondem à realidade, o que (felizmente), ainda não tive oportunidade de comprovar.


Segundo o Ministério da Saúde, até ao final deste ano praticamente todos os hospitais deverão ter a capacidade de disponibilizar as informações acerca dos respectivos tempos de espera, e aí sim, esta app estará a funcionar em pleno.


Finalmente, fica o conselho para utilizarem o link disponibilizado na própria app para antes de se deslocarem a uma urgência hospitalar ligarem para a Linha Saúde 24 (tel: 808 24 24 24), o que muitas vezes permite evitar a deslocação ao hospital, mas no caso de se verificar que esta deslocação é mesmo necessária facilita o acesso ao hospital, uma vez que quando lá chegarem já existirão informações acerca do vosso problema.


0 comments:

Enviar um comentário