31/03/2016

31/03/2016

Veja qual o perigo de utilizar um carregador falsificado


Não é a primeira vez que alertamos para os potenciais riscos dos carregadores falsificados, e desta vez temos um carregador que por fora é virtualmente indistinguível de um carregador oficial da Apple, mas que por dentro demonstra ser bem diferente.

As empresas que se dedicam a criar estes carregadores falsificados têm vindo a aprender, e vai sendo cada vez mais difícil distinguir entre uns e outros. Neste carregador Apple falsificado já é necessário ter atenção a vários pormenores para o distinguir dos originais - e nem sequer falta o contacto "de terra", que tradicionalmente faltava nos modelos falsificados, embora não cumpra nenhum função efectiva de segurança... pois nem sequer está ligado internamente.

Se for fora as diferenças são reduzidas, no interior essas diferenças saltam à vista. Enquanto que um carregador original está cravejada com dezenas de componentes, a versão falsificada tem um design bastante mais simples, que não só gera electricidade de inferior qualidade (com mais picos e interferências) como nem sequer segue regras de segurança, como manter uma distância generosa entre as secções de alta-voltagem e baixa voltagem.

No pior caso, a utilização destes carregadores pode danificar os circuitos de carregamento de portáteis, smartphones ou tablets; no melhor caso poderá ir funcionando de forma aparentemente normal, mas nunca se sabendo se um qualquer pico de corrente será suficiente para o fazer estourar e levar os nossos aparelhos com ele. Nestas coisas, não há muito que pensar... considerando que serão coisas que poderão ser reutilizadas em dezenas (ou centenas) de aparelhos ao longo de muitos anos, mais vale investir num produto de marca que ofereça as respectivas garantias de segurança.

Para quem procura um carregador com portas USB com fartura... é gastar 25 euros num Anker de 6 portas (com 60W) e fica o assunto arrumado. :)

Publicado originalmente no AadM

1 comentário: