26/05/2016

26/05/2016

Huawei entra na guerra das patentes


O mercado americano é conhecido por alimentar verdadeiras novelas judiciais, com casos mediáticos a arrastarem-se durante vários anos, sem que se vislumbre uma solução para as questões em disputa.
As batalhas entre Google e Oracle, ou entre Apple e Samsung têm apenas servido para atrasar a evolução da tecnologia, sendo que no final das contendas, temos a passagem de uns milhões de um lado para o outro, mas sem que se vislumbrem outro tipo de ganhos.
A Huawei tem vindo a subir posições, ocupando nesta altura um lugar de destaque no mercado mobile. Os seus equipamentos já são vistos de igual para igual com os outros grandes OEM e os resultados estão bem à vista.

Numa medida que não deixa de ser surpreendente, vemos agora a Huawei a avançar para os tribunais com uma queixa sobre a Samsung, considerando a marca chinesa que o seu concorrente sul-coreano infringiu algumas patentes. A queixa refere a utilização de tecnologia da rede 4G, sistema operativo e interface.

Comecemos pelos dois últimos. Estamos a falar do Android, pelos que infringir patentes no campo do sistema operativo deve ser algo verdadeiramente rebuscado. No campo da interface, a EMUI está longe de ser consensual, pelo que se a Samsung copiou alguma coisa, não terá escolhido a melhor opção. Isto já para não falar do que se possa considerar como um patente sobre a interface...


No que respeita à tecnologia 4G, aqui já temos muito sumo para discutir. A Huawei é um "monstro" neste campo, com tecnologia de topo. Basta recordar a dimensão do seu pavilhão principal em Barcelona e ter em conta a reduzida fracção que o segmento mobile ocupava, para se poderem aperceber da dimensão do negócio das telecomunicações. Para terem uma ideia, o pavilhão tinha a dimensão de meio campo de futebol 11 e o segmento mobile correspondia à uma pequena área.

As acções legais foram apresentadas nos EUA e também na China. Se tivermos em conta a "liberdade" que a mesma pratica nestes assuntos, temos caso para longos meses. Assunto a acompanhar.

0 comments:

Enviar um comentário