05/05/2016

05/05/2016

Samsung ultrapassa Apple e recupera primeiro lugar nos EUA


O mercado americano, fruto da sua dimensão e singularidade é um dos mais apetecíveis no que aos  smartphones diz respeito. Mesmo com um sistema arcaico de contratos e fidelizações, representa uma fatia de negócio altamente desejável, pelo que a disputa do mesmo é feita taco a taco entre os grandes players do sector.

A Apple continua a ter uma preponderância muito grande, fruto do sucesso acumulado e de uma falta de visão dos consumidores, que continuam a ignorar as opões existentes no mercado. Recentemente tive oportunidade de falar com um alto quadro de um gigante da tecnologia e o seu desconhecimento sobre o desenvolvimento do ecossistema Android era simplesmente aterrador. Era como se vivesse num mundo à parte. O mar imenso que separa a Europa dos EUA parece assim ser uma fronteira mais estanque do que o que se poderia inicialmente pensar.

Pese embora este quadro ainda esteja longe de sofrer uma alteração substancial, os dados relativos ao mercado dos smartphones apresenta agora uma novidade: após longos meses de ausência, a Samsung recuperou o primeiro lugar, ultrapassando a Apple.
No mês de Março, a Samsung obteve 28,8% contra o 23% da Apple. Não será alheio a este facto o início da comercialização dos novos Galaxy S7, numa altura em que os iPhone 6 e 6S já têm 7 meses de mercado. Ao apontar o lançamento do seu topo de gama para uma altura em que a venda de iPhones já está estabilizada, a Samsung evita assim o confronto directo e garante condições para conquistar uma maior fatia de mercado.

Neste relatório efectuado por uma empresa de Hong Kong, a surpresa é o terceiro lugar da LG que parece estar a ter algum sucesso com o seu novo LG G5.

1 comentário: