22/06/2016

22/06/2016

Os negócios milionários da industria de jogos para mobile


O mercado dos jogos está longe de ser aquele que conhecíamos há uns anos atrás. Os smapthones e os tablets vierem revolucionar este segmento por completo, alterando as regras do jogo.

Longe vão os tempos dos grandes sucessos comerciais se restringirem às consolas. O mercado mobile é nesta altura um segmento altamente apetecível, com números verdadeiramente impressionantes.

Foram experimentadas diversas modalidades, com preços mais altos, preços simbólicos e por último as compras via app, com o jogo a ser grátis para instalação.

Este sistema de compras não é particularmente do meu agrado, pois pode haver a tendência para abusos por parte de quem desenvolve o jogo. Recentemente, tivemos um exemplo desta situação, com um clássico dos PCs (Dungeon Keeper) a ser completamente deturpado, devido a um abusivo sistema de compras via app.

Um sistema bem montado parece contudo ser a opção mais rentável para quem desenvolve os jogos. Há vários casos de sucesso e o Clash of Clans é o mais recente êxito comercial. A empresa responsável pelo seu desenvolvimento acaba de ser adquirida por uma simpática quantia: 10,2 mil milhões de dólares!

Está descoberto um novo filão a explorar, a dificuldade é acertar no próximo título a ser um êxito comercial.

0 comments:

Enviar um comentário