04/07/2016

04/07/2016

Acabar com a ficha dos headphones nos smartphones só porque sim


Os rumores de que a Apple vai abandonar a ficha dos headphones tem sido uma constante nos últimos meses, e no campo dos smartphones Android há quem também já tenha seguido o mesmo caminho - mas será mesmo esse o caminho que os consumidores desejam?
Como em todo o tipo de decisões polémicas as opiniões dividem-se. Há quem olhe com bons olhos para o fim de uma ficha que tem permanecido inalterada ao longo de décadas, e que louva a chegada de headphones digitais com promessa de superior qualidade, comparando o seu desaparecimento ao desaparecimento dos velhos drives de disquetes. Do outro lado há quem relembre todas as questões práticas que desde logo se colocam... e que parecem demonstrar que, neste momento, se tem muito mais a perder do que a ganhar.

1. DRM

Por exemplo, passar para áudio digital implica obrigatoriamente que o mesmo estará sujeito a DRM, o mesmo tipo de DRM que muitas vezes nos impede de fazer cópias digitais integrais, por "não estamos autorizados". Pior, se actualmente já nos confrontamos com mensagens de que não estamos a usar cabos autorizados, não é descabido imaginar que se comecem a popularizar as mensagens de que não estamos a usar uns headphones autenticados para ouvir determinada música... E no caso da Apple isso significa que os fabricantes terão que pagar para serem certificados MFi (Made for iPhone).

2. Utilização de adaptadores

Por muito que nos digam que será uma questão de tempo até que os headphones tenham todos fichas digitais, ninguém pode ignorar o facto que por agora esta opção obrigará a comprar adaptadores e conversores de digital para ficha analógica, para se poder continuar a utilizar os headphones que se tem. Pior ainda, mesmo que se usem headphones digitais, como se vai resolver a questão de querer carregar o smartphone enquanto se ouve música? Mais um adaptador?

3. Headphones e colunas wireless

Embora os proponentes da ficha digital digam que o futuro é wireless e o desaparecimento da ficha dos headphones apenas fomentará o uso de headphones e colunas bluetooth; há quem dispense a utilização de dispositivos que inevitavelmente se juntam à pilha de aparelhos que se tem que recarregar (e que ficam sem bateria nos momentos mais inconvenientes).

Para além disso, também temos que lidar com todos os "fenómenos" que por vezes podem afectar estes dispositivos, desde perder o emparelhamento a simplesmente sofrerem interferências - fazendo-nos lembrar com nostalgia os tempos em que bastava ligar o cabo e tudo funcionava sem complicações.

4. Incompatibilidade dos headphones para iPhones e para Android

Neste mundo já tantas vezes discriminado, o abandono da ficha standard dos headphones significará que também se acaba a possibilidade de usarem os mesmos headphones num dispositivo Android ou num iPhone (a não ser que se usem os ditos adaptadores do ponto 2). E como são digitais, estamos também sujeitos ao ponto 1, onde headphones não aprovados pela Apple poderão simplesmente nem funcionar.

... Quanto muito, deveríamos estar a lutar pela manutenção de uma das poucas coisas standards que ainda vão funcionando num iPhone tão bem quanto em qualquer outro dispositivo; não o contrário.


5. Afinal o que se ganha com isto?

A pergunta final e não menos importante... mas afinal porque motivo os fabricantes se querem ver livres da ficha dos headphones? Para ter smartphones ainda mais finos - quando a maioria dos utilizadores já diz que não se importaria de ter smartphones ligeiramente mais grossos e com isso ter autonomia acrescida? Ainda ninguém explicou muito bem o que se tem a ganhar com o desaparecimento da ficha dos headphones... porque se calhar não é possível explicar.


Aliás, temos fabricantes que já vão demonstrando o caminho eventualmente mais correcto, disponibilizando áudio digital pela ficha USB Type-C, para quem o quiser utilizar, mas mantendo igualmente a ficha analógica dos headphones. Até que se chegasse a um ponto em que o áudio digital (livre de DRM!) pudesse efectivamente ser considerado standard, deveria ser esta a opção a tomar pelos fabricantes.

Vamos lá ver se realmente a ficha dos headphones é o novo "drive de disquetes" e a Apple está apenas a ser pioneira no abandono de mais uma ficha de que ninguém terá saudades dentro de 4 ou 5 anos... ou se está a insistir numa coisa que, tal como a decisão de colocar apenas uma única ficha USB-C no seu MacBook, resulta na obrigatoriedade de usar adaptadores e mais adaptadores para fazer as coisas mais básicas.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário