31/07/2016

31/07/2016

Superbook quer ser o Continuum do Android


As plataformas de crowdfunding têm muitas vezes servido para criar os produtos que o mercado deseja, e o Superbook arrisca-se a ser mais um desses casos, prometendo transformar um smartphone num portátil.
Por muitas vezes já temos referido que os smartphones actuais seriam mais que suficientes para servirem como "computador de secretária" para a maioria das tarefas. Este Superbook (não confundir com superbock ;) torna esse conceito realidade, assumindo o design de um portátil mas onde a capacidade de processamento fica a cargo do smartphone.

Na prática, será o equivalente a usar um monitor externo, teclado e trackpad, ligados aos smartphone, mas tudo numa única "embalagem" mais fácil de transportar, e que conta com uma bateria que não só garante que o smartphone não será penalizado por isso, como poderá mesmo ser recarregado enquanto o usamos. O único requisito é que o smartphone Android suporte USB OTG.


A ideia é muito interessante e o preço não parece desproporcionado (começa nos $99), mas há que relembrar que este tipo de dispositivos fica também muito dependente da capacidade do sistema operativo e apps conseguirem tirar partido das diferentes formas de utilização. Dispositivos como o Padfone da Asus (o smartphone que se transformava em tablet e portátil) já o tentaram fazer sem grande sucesso, e ainda agora dispositivos como o Pixel C da própria Google demonstram que o Android ainda não está "no ponto" para ser realmente utilizável em tablets/laptops.

Será esse o único ponto que poderá por em causa o sucesso deste projecto, mas isso não tem impedido que muitos se apressem a perseguir este sonho de um dispositivo "tudo em um", com o projecto a ter já superado o meio milhão de dólares! Feito notável quando o objectivo era atingir os 50 mil dólares - mas que também levanta todas as questões sobre se os seus criadores terão capacidade para lidar com toda a logística acrescida destes milhares de apoiantes.




Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário