09/08/2016

09/08/2016

Galaxy Note 7, o novo phablet da Samsung


A Samsung já revelou o seu novo phablet topo de gama, o Galaxy Note 7, que não esconde as influências do bem sucedido Galaxy S7 Edge, e que será ao gosto daqueles que acham o S7 demasiado pequeno.
A Samsung optou por saltar uma geração na designação do Galaxy Note - que passa directamente do 5 para o 7 para ficar sincronizado com a família Galaxy S - e evitar as potenciais complicações dos funcionários das lojas tentarem explicar aos clientes porque motivo o Galaxy Note 6 era mais recente que o Galaxy S7. Já praticamente tudo sobre o Note 7 era conhecido à custa dos rumores, e portanto tratou-se apenas de comprovar a maioria deles.

O Galaxy Note 7 pode ser considerado um Galaxy S7 Edge com ecrã Super AMOLED ligeiramente maior (5.7" em vez de 5.5" mas mantendo a resolução de 2560x1440) curvo de ambos os lados, vindo equipado com o mesmo CPU (Snapdragon 820/Exynos 8890 dependendo dos mercados), 4GB de RAM, 64GB + microSD até 256GB, e a mesma excelente câmara de 12MP. Curiosamente, embora seja o Note 7 seja maior, a bateria fica-se pelos 3500mAh, mais pequena que a do S7 Edge, mas também mantendo compatibilidade com carregamento wireless. E desta vez a Samsung abandona a ficha micro USB e adopta o USB Type-C.

Nas novidades, temos um sensor para leitura da íris para reconhecimento ocular (que terá que demonstrar ser mais prático de utilizar que a simples impressão digital); mais uma limpeza do interface TouchWiz que o deixa mais ao estilo do Material Design do Android; e uma nova S Pen. A S Pen pode ser visualmente idêntica à do ano passado, mas agora também é anunciada como sendo à prova de água, o que teoricamente significa que poderemos escrever no Note 7 debaixo de água. A ponta foi reduzida para os 0.7mm, tornando a sua utilização mais agradável e equiparável à utilização de uma esferográfica ou lápis.

Para lhe dar uso, temos a app Samsung Notes, que combina diversas apps que anteriormente estavam disponíveis em separado, numa só. Escrever, desenhar, editar fotos, pode agora ser tudo feito a partir desta app. Uma funcionalidade interessante é podermos seleccionar uma parte do ecrã com a S Pen, e criar GIFs animados. E também podemos usar o Note 7 como bloco de notas mesmo com o ecrã "desligado" graças à sua capacidade "always on".

A antever pelo sucesso do S7 Edge e a apetência do mercado por smartphones de grandes dimensões, é de imaginar que este Note 7 tenha o sucesso assegurado.


Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário