10/08/2016

10/08/2016

Google Maps fica mais amigo dos dados móveis e do armazenamento


No Android temos diversas opções para navegação, com os grandes players do mercado a marcarem uma forte posição com as suas aplicações.
A Google desde cedo nos disponibilizou o Google Maps e posteriormente o modo de navegação, constituindo-se como uma alternativa bastante válida.
A aquisição do Waze trouxe novas funcionalidades à navegação no Google Maps, que embora sejam bastante positivas, tardam em conseguir transpor a aplicação para outro nível de possibilidades.

Um dos aspectos mais interessantes que foi adicionado, prende-se com a possibilidade de descarregar determinadas zonas para consulta em modo offline, algo que é muito útil tendo em conta os tarifários de dados que são comercializados em Portugal (e não só).


Para poupar ainda mais dados, a Google criou agora uma opção que permite só utilizar o WiFi para descarregar dados para o Maps. Desta forma, podem ter os dados móveis ligados que o Google Maps não irá utilizá-los com fonte para download. Naturalmente, só poderão navegar nas zonas offline ou onde tenham WiFi disponível.


Outra das novidades é a possibilidade de descarregar para um cartão SD externo os mapas para utilização offline. É certo que os Nexus não têm este tipo de armazenamento, mas o mesmo é quase é presença obrigatória em todos os equipamentos que se encontram no mercado, pelo que é mais uma funcionalidade que será muito bem recebida. Demonstra ainda que a Google está mais atenta ao ecossistema Android no seu todo, e a olhar menos para o seu umbigo.

0 comments:

Enviar um comentário