04/09/2016

04/09/2016

Project ARA sofre novo revés, será que definitivo?


O Project ARA era um dos mais interessantes projectos que a Google tinha entre mãos. A possibilidade de definir quais os componentes que fariam parte do nosso smartphone, era uma ideia que agrava a todos os geeks.

O projecto começou com elevada ambição, mas depois de alguns ensaios menos bem sucedidos, rapidamente foram ajustados os objectivos. O lançamento previsto para Porto Rico acabou por ser cancelado e o projecto ARA foi alvo de uma profunda reestruturação.

Esperava-se que esta segunda vida do Projecto ARA fosse a lufada de ar fresco que o mesmo necessitava para chegar a bom porto. Infelizmente, depois de mais alguns meses de longo silêncio, ficámos a saber que não vamos ter a possibilidade de montar o nosso próprio smartphone. Pelo menos este da Google, pois há marcas que aproveitaram esta ideia para começar os seus próprios projectos.

A LG foi a primeira a chegar com um produto ao mercado com os módulos do seu G5. Infelizmente, apesar de interessantes, estes acabam por saber a pouco face aquilo que o  Projecto ARA prometia.
A Motorola foi outra das marcas que pegou nesta ideia, muito provavelmente devido à ligação que a marca teve com a Google. A sua opção acabou por ser mais ambiciosa que a da LG e a promessa da chegada de novos módulos acalenta um futuro mais risonho para este projecto.

É realmente uma pena que o Project ARA não tinha conseguido chegar ao consumidor. Estaria possivelmente à frente do seu tempo, pelo que temos de manter a esperança que num futuro próximo alguma marca pegue neste conceito, e nos permita escolher qual o processador, resolução do ecrã ou quantidade de memória que pretendemos ter no nosso smartphone. Sonhar, ainda não custa.

0 comments:

Enviar um comentário