26/10/2016

26/10/2016

Balance - um jogo com muita energia


Alguma vez pararam para pensar como a gestão de uma rede eléctrica pode ser uma tarefa bastante complexa? Para que todos possam ter uma pequena noção do que é gerir uma rede eléctrica, a Statnett, a operadora eléctrica da Noruega, lançou um o Balance.


O Balance é uma espécie de puzzle, ou quebra-cabeças, em que é necessário garantir que não há falhas de energia, que as linhas de transporte de electricidade estão operacionais e também que a energia produzida é suficiente para as necessidades dos consumidores.


Para cumprir os objectivos do jogo há que ligar as centrais de produção de energia às cidades e gerar a quantidade de energia que é consumida num determinado momento, mas se isto poderá parecer fácil, rapidamente serão confrontados com linhas que não têm capacidade para transportar a energia que os clientes necessitam, sendo necessário instalar linhas de maior capacidade.


Cada nível do Balance tem um limite pré-determinado de elementos que podem ser utilizados e a pontuação final é atribuída tendo em consideração o tempo gasto para finalizar o nível e também a eficiência com que "problema apresentado" foi resolvido.


Segundo a Statnett, o Balance é baseado em desafios reais com que a operadora é confrontada no dia-a-dia da gestão da sua rede eléctrica.


0 comments:

Enviar um comentário