05/10/2016

05/10/2016

Facebook adapta Messenger para os smartphones menos potentes


A tendência do crescimento das apps para níveis que se podem considerar "excessivos" chega também ao Messenger do Facebook, que recebe uma versão "Lite" destinada aos mercados emergentes onde não pode arriscar que milhões de utilizadores com smartphones mais modestos optem por utilizar serviços de mensagens mais "leves" em vez do seu.

O apetite das apps do Facebook por recursos é bem conhecido e já na sua app principal assistimos precisamente à mesma táctica de ser lançada um Facebook Lite, mais poupado tanto a nível de requisitos de hardware como de consumo de dados. Com a aposta no Messenger como nova plataforma para funcionalidades (e bots), também esta app de mensagens se tem tornado cada vez mais pesada (uma tendência que infelizmente acabar por ser acompanhada por muitas outras apps deste género), ao ponto - algo ridículo - de se ter este novo Messenger Lite.

O Messenger Lite disponibiliza as funcionalidades essenciais do Messenger, como envio de mensagens de texto, fotos, e até stickers, mas ocupa apenas 10MB, sendo por isso muito mais adequado para smartphones mais antigos ou com hardware mais limitado (e também para aqueles que, mesmo tendo smartphones topo de gama, não são fãs das apps excessivamente grandes para aquilo que fazem).

O maior problema é que, por agora, o Messenger Lite fica apenas disponível no Quénia, Tunísa, Malásia, Sri Lanka e Venezuela... o que me parece ser indicativo do receio que o Facebook terá quanto à perspectiva de muitos mais milhões de utilizadores nos países ditos desenvolvidos não hesitarem em trocar o Messenger normal por esta versão Lite. (E há também quem encare a chegada deste Messenger Lite como prenúncio de que o Facebook se preparará para remover completamente o acesso ao messenger via browsers mobile.)



Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário