20/10/2016

20/10/2016

Huawei apresenta novo processador Kirin 960


O Kirin 950 já tem cerca de um ano no mercado, pelo que era esperado o anúncio do seu sucessor. O Kirin 960 chega assim com naturalidade para assumir o posto de processador com melhor desempenho fabricado pela Huawei. Como principal novidade, temos uma nova arquitectura com quatro núcleos A73.


Hoje em dia, é normal termos processadores com uma configuração big.LITTLE, que se baseia em dois conjuntos de núcleos, um com melhor desempenho para as tarefas mais exigentes, e outro para as tarefas comuns, usando o smartphone um ou os dois conjuntos, conforme necessário.

O Kirin 950 tem quatro núcleos A72 para desempenho e quatro A53 para modo de economia de energia. O Kirin 960 apresenta os já referidos A73 para desempenho, com núcleos mais pequenos e energicamente eficientes.


Sem entrar em grandes detalhes, o Kirin 960 deverá apresentar as obrigatórias melhorias de desempenho, com 10% no processamento com um núcleo e 18% para mais dos que um núcleo ao mesmo tempo. Resta saber em termos práticos como é que esta melhoria se ira reflectir no desempenho dos terminais Huawei, face ao que Qualcomm e Samsung irão apresentar para 2017.


O novo GPU ARM Mali-G71MP8 GPU também apresenta igualmente melhorias na parte gráfica, com destaque para o suporte à tecnologia Vulkan. Será interessante verificar que este Kirin 960 terá capacidade para lidar sem problemas com os ecrãs QHD.

Outro aspecto interessante, não para o mercado Europeu, mas sim para o Americano e Chinês, é o suporte para as redes CDMA, o que ira permitir a utilização dos Kirin nos terminais que forem comercializados neste mercado, dispensando a utilização de outro chipset para o mesmo efeito.


A parceria com a Leica será para manter, e o Kirin 960 passa a ter suporte directo para gravação de vídeo a 4k e dupla câmara, como as que o P9  e Honor 8 apresentam, mas dispensado o co-processador que estes utilizam.

Resta agora saber quando é que vamos ter o primeiro smartphone com este processador. Será que vem com o Mate 9, ou teremos de esperar pelo P10? Tendo em conta que o Mate 8 estreou o 950, as probabilidades caem para o lado do Mate 9.

0 comments:

Enviar um comentário