30/10/2016

30/10/2016

iPhone Plus arrasa Pixel XL


Os testes de abrir apps em sequência não serão os mais indicativos sobre o real desempenho de um smartphone, mas permitem avaliar o comportamento que terão no dia a dia, ao saltitar entre diferentes apps. E colocando o iPhone 7 Plus ao lado do Pixel XL... as diferenças são "vergonhosas".


Num teste que abre em sequência coisas como o relógio, câmara, galeria de fotos, Photoshop, Facebook, Snapchat, alguns jogos, Spotify, Netflix, Amazon, etc. o iPhone 7 Plus consegue corrê-los a todos em 1m24s enquanto que o Pixel XL demora 1m47s - mesmo tendo um CPU com mais núcleos de processamento e mais 1GB de RAM.

No entanto, antes que atirem o Pixel XL para o "lixo", convém também dar alguma perspectiva sobre o que pode causar este tipo de resultados. Que a Apple consegue dominar na afinação do seu CPU/iOS para obter o melhor desempenho single-threaded isso ninguém disputa, e sendo isso acompanhado pela aposta em memória flash com desempenho acima da média na indústria (mesmo com o caso do iPhone 7 de 32GB mais lento). Mas este tipo de testes não depende apenas disso mas também da forma como as apps estão programadas... que é o que faz com que estes testes acabem por ser de interesse relativo.

Por exemplo, podemos ver que no arranque o Pixel XL foi mais rápido que o iPhone 7 a abrir a câmara, galeria, settings, Facebook e Snapchat... até chegar ao Photoshop, em que demorou bastante mais tempo a arrancar a app; e o mesmo repetindo-se para vários jogos. Ou seja, não seria difícil alguém escolher um conjunto de apps que desse a vitória ao Pixel e anunciasse uma derrota do iPhone 7...

Mas, quanto mais não seja, relembra-nos que já era tempo de se banirem todos os jogos que nos apresentem ecrãs de "loading", pois com o hardware destes smartphones, qualquer coisa que obrigue o utilizador a esperar mais que algumas décimas de segundo é porque está mal feito! :P :)



Publicado originalmente no AadM

1 comentário:

  1. iPhone 7 Plus arrasa Pixel XL.
    iPhone 7 Plus tem que renderizar apenas 1920×1080 na resolução da tela. Enquanto isso o Pixel XL tem que Renderizar 2560×1440, resumo qualidade de imagem do Pixel XL é muito maior que o iPhone 7 Plus, quanto maior a resolução mais pesado fica para abrir, então o Pixel XL se sai melhor que o iPhone 7 Plus

    ResponderEliminar