08/10/2016

08/10/2016

Pixel Launcher apenas para os Pixel da Google?


Os Pixel da Google vêm com um novo launcher, mas a Google parece estar interessada em manter a exclusividade e não vai disponibilizar este launcher para outros equipamentos - nem mesmo para os Nexus.

As reacções aos novos Pixel não têm sido de grande entusiasmo - especialmente devido ao preço (o preço elevados dos Nexus dos anos anteriores já demonstrarou que até mesmo os fãs não parecem ter muita vontade de gastar $649 num smartphone, por muito bom que seja) - e agora há outro detalhe que também não irá ajudar a amenizar a relação com os fãs: o Pixel Launcher só irá estar disponível para os Pixel.

A Google refere que eventualmente poderá equacionar a possibilidade de permitir a sua utilização a outros equipamentos no futuro, mas por agora isso parece ser apenas uma forma simpática de dizer ""esperem sentados"".

Conhecendo-se a comunidade Android, é mais que certo que será uma questão de tempo até que alguém arranje forma de aplicar o Pixel Launcher a outros smartphones; pelo que a decisão da exclusividade da Google ainda se torna mais estranha. É que assim irão expor largos milhares de utilizadores a riscos desnecessários, ao recorrerem a apks não oficiais (modificados e potencialmente até infectados com malware indesejado.) É difícil ver o que a Google poderá ter a ganhar com esta decisão, a não ser o facto de estar, ela própria a contribuir para uma ainda maior fragmentação do mercado Android em vez da sua unificação... E na eventualidade do lançamento dos Pixels ser um flop e posteriormente disponibilizarem o Pixel Launcher para todos, já o farão numa altura em que isso parecerá uma medida desesperada para atenuar a situação...

Enfim... vamos ver no que isto vai dar... mas parece-me haver muitas mais probabilidades para que deixem fãs e utilizadores descontentes, do que vantagens que possam vir a ganhar.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário