18/11/2016

18/11/2016

Samsung sofre queda histórica nas vendas, Huawei cresce no mesmo período



A Samsung ocupa ainda o primeiro lugar incontestado no sector móvel, bem à frente da sua arqui-rival Apple e de uma Huawei que já está a morder os calcanhares desta última. Os resultados do terceiro trimestre de 2016 são verdadeiramente desastrosos para a marca Sul-Coreana, com o Note 7 a ter um elevado peso negativo nos valores agora vindos a público.


A vida até estava a a correr bem à Samsung, com o Galaxy S7 a conseguir inverter a tendência negativa que os anteriores modelos registaram, mas o Note 7 veio deitar tudo a perder. A queda de 14% no terceiro trimestre é apenas e somente o pior desempenho de sempre da Samsung, ultrapassando o anterior registo, que se situava nos 12%, no quarto trimestre de 2014.

Anshul Gupta, um analista da Gartner considera que a decisão de mandar recolher o Note 7 foi a mais correcta, mas as repercussões para a Samsung vão ser bastante nefastas. O Galaxy S8 será assim um equipamento ainda mais importante para a marca, pois está obrigado a ser um mega sucesso logo desde a sua apresentação. (Está visto que podemos passar a analistas...)


No top 5, encontramos além da Huawei a OPPO e a BBK Communication Equipment ( dona da VIVO e OnePlus), que curiosamente também detém esta última. Estas três empresas equivalem a ~21% do mercado, o que por si só demonstra o poderia chinês no sector móvel.

O crescimento em países como a Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia,  e Rússia contribuíram para engrossar o bolo dos resultados do grupo BBK, mas os cerca de 90% do mercado chinês são perfeitamente dominadores.


A Apple teve uma queda de 6,6%, muito devido à quede de 8,5% no mercado americano e 31% no Chinês. Em sentido inverso, a Huawei cresceu 1%, estando próximo dos 9%, com as vendas a crescerem 18,6%, chegando muito perto 32,5 milhões de unidades.

0 comments:

Enviar um comentário