11/11/2016

11/11/2016

Xperia XZ afinal não é assim tão premium...


O fenómenos dos smartphones dobráveis (não no bom sentido) perdeu fulgor assim que a Apple corrigiu o problema dos iPhone 6, mas isso não significa que smartphones novos e de marcas de referência continuem a sofrer bastante com este teste, como acontece com o Xperia XZ da Sony.


O Xperia XZ tem uma vida difícil, pois tem um preço topo-de-gama, mas em troca oferece características que estão abaixo dos concorrentes (Full HD, 3GB+32GB, etc.) Para piorar a situação a qualidade de construção pode parecer interessante à vista desarmada... mas um uso um pouco mais abusivo revela que este modelo sofre das opções feitas pela Sony, como a utilização de plástico, que rapidamente se faz notar.

Quem se sentar em cima do seu Xperia XZ pode descobrir que rapidamente partirá as partes laterais do seu smartphone (em plástico); sendo que a parte positiva é que mesmo depois deste abuso, o smartphone continua a funcionar aparentemente sem problemas. O que não funciona depois de ser arranhado é o sensor lateral de impressões digitais, que também sendo em plástico, obrigará a ter cuidado com o tratamento que lhe é dado (e é um pouco estranho, pois temos exemplos de outros smartphones que mesmo depois de terem o sensor completamente arranhado continuam a funcionar sem problemas.)

Para um smartphone que por cá custa entre 700 e 800 euros... esperar-se-ia melhor.


Publicado originalmente no AadM

2 comentários:

  1. todos os smartphones dobram. basta fazer a quantidade de força requerida para tal. e neste caso do video, pelo tremer das mãos/dedos, vê-se bem que não foi pouco. além do mais, que raio de teste é este? qual a utilidade? mas alguém vai dar 700€ por um equipamento para depois ver se ele dobra? tal como andar a riscar o ecrã com um X-acto. não faz sentido, a não ser para um grupo restrito de pessoas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem o mesmo tipo de utilidade que os crashtests nos automóveis. Ninguém compra um carro para ir contra uma parede, mas gostará de saber que tipo de protecção ele dará nessa eventualidade.

      Aqui, dobrar o telemóvel é algo que simula algo tão simples quanto andar com ele num bolso de calças apertadas e/ou sentar-se em cima dele. Não será algo que aconteça frequentemente... mas se o smartphone estalar todo da primeira vez que isso acontecer... é o que basta.

      Eliminar