13/12/2016

13/12/2016

Qual a receita para o sucesso de uma app?



Conseguir destaque no Google Play é uma tarefa que dificilmente tem uma receita pré-definida. Raros são os títulos que conseguem sair do anonimato para chegar à ribalta e facturar alguns milhões. Não é todos os dias que se consegue obter o sucesso de um Flappy Bird, ao que se segue uma mar de clones que se espalham de imediato pela loja do Android.
Arriscar numa ideia com potencial já é algo mais fácil de prever que venha a ter sucesso. O caso do Pokémon Go é disso exemplo, com a Niantic a inteligentemente utilizar a base de trabalho do Ingress para montar um jogo com as criaturas da Nintendo, aproveitando todo o valor que as mesmas ainda detêm na sociedade.

O Clash Royal é outro dos exemplos de como criar um jogo relativamente simples, mas que tem um algoritmo muito bem elaborado para saber explorar as fraquezas dos jogadores. Facilitar a subida de nível, para depois dificultar ao máximo a vida com combates "impossíveis" de vencer, é dos melhores exemplos que se podem apresentar. É ver os jogadores a desesperar, com vontade de atirar o smartphone à parede depois 7 ou 8 derrotas seguidas.

Há outras formas de conseguir chegar à ribalta, mas requerem muita paciência, engenho e uma elevada dose de sorte, pois só assim um developer vai conseguir fazer a sua app destacar-se de entre as outras que fazem... exactamente o mesmo.

Foi precisamente isso que o autor do Super-Bright LED Flashlight fez ao em 2012 apostar num título sugestivo para uma app que não faz mais que ligar o flash do smartphone para servir de lanterna. Se ao título juntarmos o facto de o Android ter tardado a disponibilizar esta mesma funcionalidade, ficou montado o cenário ideal para o sucesso, A sorte tratou do resto. :)

0 comments:

Enviar um comentário