26/01/2017

26/01/2017

O que determina o sucesso de uma aplicação?


Encontrar um jogo ou aplicação no Google Play pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Quando não se sabe o nome exacto, têm de se procurar as aplicações recorrendo a termos que estejam ligados ao que desejamos encontrar. A escolha é tão alargada, que conseguir sobressair de entre milhares de opções semelhantes, é quase que uma ciência oculta.
Os grandes sucessos aparecem de vez em quando, com milhões de downloads e em alguns casos, grandes fortunas a cair nas mãos de quem desenvolveu a ideia. O caso do Angry Birds é um excelente exemplo de como gerar receitas de forma massiva e ao fim de algum tempo, cair quase que no esquecimento.

Os casos de sucesso instantâneo, como o Flappy Bird, vão do céu ao inferno num ápice, pelo que se levanta a questão: como manter um título em alta?

O Subway Surfers é um dos jogos que continua a ter imenso sucesso, conseguido ainda ter 30 milhões de downloads por mês, isto quase cinco anos depois de ter sido lançado. Este jogo grátis permanece no top 50 de downloads do Google Play desde 2012, data em que foi lançado.

As actualizações frequentes e uma forma de jogar bastante simples terão por certo garantido parte deste sucesso. Bastam apenas alguns segundos para aprender os gestos necessários para dominar o jogo.

Os respnsáveis pelo desenvolvimento do jogo também não antevêem uma diminuição da sua popularidade. Aproveitando o quinto aniversário em Maio,  Kiloo & Sybo têm grandes planos para manter o jogo em alta para lá de 2017, mas não revelaram quais as suas intenções para o conseguir.

Ser gratuito, facilmente reconhecido, comandos intuitivos, actualizações frequentes, e um ter menos de 100MB para ser rapidamente instalado, parecem ser alguns dos factores que mais contribuem para o sucesso de um jogo.

0 comments:

Enviar um comentário