12/01/2017

12/01/2017

Quando o malware chega às televisões lá de casa


Um utilizador com um televisor da LG com Android foi surpreendido ao ver o seu aparelho exigir-lhe o pagamento de um resgate para ser desbloqueado.


Ter um televisor que funciona com Android pode ser visto como sendo uma vantagem... mas há também que estar consciente dos riscos que isso implica, como poder ficar com o televisor infectado com malware. Foi o que aconteceu no caso de uma TV LG60GA6400 com Google TV, que começou a exibir um pedido de resgate dizendo que o televisor tinha sido bloqueado; e a pior parte é que a LG não indicava como se poderia fazer um reset completo.

Felizmente, com a pressão acrescida da exposição nas redes sociais, a LG lá revelou como se pode entrar na recovery e fazer um reset total deste televisor com Android:

Com o televisor desligado, pressionar e manter pressionado o botão de settings (no próprio televisor), de seguida manter pressionado o botão de canal para baixo, depois largar o botão de settings, e de seguida largar o botão do canal.

Isto leva-nos para a habitual "recovery" do Android, onde temos diversas opções, incluindo a de fazer um reset total e repor tudo tal como vinha de fábrica - e que neste caso é a opção necessária para remover o malware que se tinha infiltrado no sistema.


... Preparem-se, pois suspeito que será o tipo de coisa que começaremos a ter que fazer nos carros, frigoríficos, e todos os demais dispositivos que se forem tornando "inteligentes"... e mais vulneráveis. Mas se calhar é isso mesmo que é preciso, para que finalmente se comece a levar a questão da segurança e actualizações mais a sério.


Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário