01/02/2017

01/02/2017

Nexus 6 e Nexus 9 não vão receber mais actualizações.


A Google acabou de anunciar mais uma actualização de manutenção para o Android, que agora chega à versão 7.1.2. Tal como aconteceu na actualização para o Android Nougat 7.0, os Pixels e Nexus mais recentes são os equipamentos abrangidos pela nova versão. Há contudo uma novidade inesperada, que poderá ter passado despercebida.
Tendo em conta a política que a Google tem vindo a implementar, a ausência de actualização para os Nexus 6 e Nexus 9 não é propriamente inesperada. Estes equipamentos foram lançados em Novembro de 2014, pelo que já completaram 24 meses em Novembro último, ficando assim fora do intervalo de tempo definido para receber actualizações. Na verdade, a versão 7.1.1 que chegou recentemente, acabou por ser um bónus, pois já veio fora da janela de tempo prevista.

Sem actualizações previstas, os Nexus 6 e Nexus 9 tornam-se assim em bons candidatos para um upgrade. Analisando a situação mais friamente, pode não ser esse o caso, pois a Google vai continuar  lançar actualizações de segurança até a Novembro do corrente ano e na melhor das hipóteses, a próxima versão do Android, só deverá começar a chegar pela mesma altura. Ficam assim garantidos por mais uns meses, ganhando tempo para melhor ponderar uma futura aquisição.

Há naturalmente outra opção, que embora não seja solução para todos, deverá ser bem analisada. Tratando-se de dois equipamentos populares (principalmente o Nexus 6), a comunidade de developers vai por certo continuar a suportar os mesmos, garantindo pelo menos a próxima versão do Android, adiando assim uma futura aquisição. 

0 comments:

Enviar um comentário