16/05/2017

16/05/2017

Root no Android causa mais uma baixa


A insistência na utilização de DRM volta a fazer vítimas, desta vez com a Netflix a impedir que a sua app seja instalada em dispositivos Android que não sejam certificados ou que tenham sido alterados - como os smartphones com root.


Continua a ser estranho ver as empresas investirem tantos esforços neste tipo de medidas que acabam por prejudicar apenas os clientes que usam legalmente os serviços e que façam questão de fazer tudo segundo as regras impostas; sendo que os utilizadores que optarem por usar sistemas "alternativos" - como conteúdos pirateados - continuarão a ter total liberdade para os usarem como quiserem. Mas, eles lá saberão o que fazem... sendo que os fabricantes de sistemas de DRM muito agradecerão os milhões que lhes vão parar aos bolsos.

Por outro lado, não se poderá dizer que esta medida da Netflix seja uma surpresa, considerando a ofensiva que a empresa tem feito a todo o tipo de acessos que considera ilegais; como fez recentemente no "corte" aos serviços de acesso via VPN, que muitos clientes usavam para ver conteúdos não disponíveis oficialmente no seu país (sendo importante referir que se tratam de clientes pagadores...)

Talvez um destes dias nos surpreendam chegando à conclusão de que seria muito mais vantajoso disponibilizar os conteúdos a nível mundial, sem fronteiras nem restrições no acesso; e que dessa forma evitariam a tentação de alguns utilizadores darem um salto aos sites pirata (ou serviços de streaming pirata, que estão mais na moda) para conseguirem ver aquilo que até poderiam ver no serviço que estão a pagar... se não fossem todas estas imposições que vão complicando o acesso às coisas a que se deveria ter acesso... como não poder ver Netflix no seu smartphone, só por ter optado por ter feito root no mesmo.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Publicar um comentário