10/05/2017

10/05/2017

Samsung quer um smartphone cheio de curvas


Depois de popularizar os ecrãs "edge" com duas bordas curvas, a Samsung já está a trabalhar no sentido de expandir isso a todos os lados do ecrã, o que permitiria fazer um smartphone sem qualquer margem visível na sua superfície frontal.


Há vários anos que os fabricantes têm tentado fazer chegar ao mercado um smartphone cuja superfície frontal seja 100% ecrã, e a Samsung parece estar já a dar os últimos passos para que isso se torne uma realidade. Modelos da Sharp começaram por reduzir as margens em três lados do ecrã, e mais recentemente tivemos o Mi Mix da Xiaomi; sendo que agora chegam ao mercado modelos como o LG G6 e o Galaxy S8 que também se vão aproximando desse objectivo.

Mas se o Galaxy S8 e o seu "Infinity Display" é impressionante, a Samsung sabe que ainda há mais por fazer... e está já a trabalhar no sentido de expandir a actual dobra "2D" nos seus ecrãs para uma verdadeira dobra 3D, permitindo que o ecrã se dobrasse sobre os quatro lados.

Só que para isso ainda existem muitas dificuldades a vencer, pois o processo de fabrico de tais ecrãs e vidros torna-se bastante mais complexo, e actualmente parece não ser ainda possível fabricar um ecrã deste tipo que tenha capacidade para detectar com precisão os toques feitos nos cantos. Sendo que para além disso ainda existem os restantes problemas de como integrar câmaras frontais, colunas, etc. que terão que ser resolvidos para que se possa ter um produto com ecrã frontal de "100%" mas que continue a ser funcional e prático de utilizar.

... Este ano teremos que nos contentar com as margens reduzidas, mas para o ano certamente começaremos a ver smartphones realmente sem margens (a não ser que a Apple consiga fazer a surpresa de nos trazer um iPhone sem margens já este ano.)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário