22/05/2017

22/05/2017

Teclast X80 - como apagar o Windows e ficar só com o Android


A Teclast tem no mercado vários modelos do tablet X80, todas elas muito parecidas, com base no mesmo hardware. Estes tablets têm a particularidade de se apresentarem com um sistema dual-boot, Android  (5.1) e Windows 10, algo extremamente interessante para um equipamento que se consegue abaixo dos 100€, havendo por vezes promoções onde aparece na casa dos 70€.

É claro que não estamos a falar de uma avião, mas tendo em conta que o tablet tem um processador Intel Cherry Trail X5-Z8300, ecrã de 8" com resolução WUXGA 1920 x 1200, 2GB de RAM e 32GB para armazenamento, é caso para se dizer que é uma pechincha.

O tablet mexe-se bem, tanto no Android como no Windows, mas tem uma limitação no armazenamento. Com a chegada da ultima actualização do Windows 10, dei por mim a não conseguir instalar a mesma, nem com uma PEN USB para armazenamento temporário aquando da instalação. Segundo o que li, a solução passava por instalar o ISO do Windows directamente, mas além do tempo perdido, havia pessoas a relatar problemas com drivers.

Depois de ponderada a situação, resolvi tomar um rumo diferente, limpar o Windows e ficar só com o Android, e assim passar de 10GB para 25GB de armazenamento.

Este procedimento deverá funcionar com os modelos X80 Pro, X80 Power e X80 Plus. Eu testei num X80 Pro e num X80 Power, e funcionou. Naturalmente que a responsabilidade da execução deste procedimento é de cada um, pelo que se acontecer alguma coisa de errado, ganham um pisa papeis. Fica o aviso.



1 - Fazer download das "ferramentas" disponíveis neste link: Download.

2 - Instalar os os drivers e app na seguinte ordem:
  • iSocUSB-Driver-Setup-1.2.0
  • IntelAndroidDrvSetup1.10.0
  • PhoneFlashTool_5.3.4.0_internal_win32
Quando instalarem o PhoneFlashTool, este pergunta se querem actualizar o driver que instalaram anteriormente. Aceitem e instalem.

3 - Fazer download do firmware do vosso tablet.


Abrir o endereço http://www.teclast.com/en/firmware/ ou http://www.teclast.com/tools/pad/pad.php?t=p (se não encontrarem no site em inglês, tentem no Chinês) e introduzam o ID do vosso modelo, o qual pode ser encontrado na parte de trás do tablet. Procurem o código de 4 dígitos e guardem o firmware numa pasta.

4 - Fazer download do ficheiro gpt.bin, que define o sistema de partições: Download.

5 - Descompactar o firmware do ponto 3 e substituir o ficheiro gpt.bin pelo que fizeram download no ponto 4. Devem garantir que o ficheiro é mesmo substituído!!!! É copiar o ficheiro do ponto 4 para a pasta do firmware!!!
Nota, no link do ponto 4 estão também três firmwares, um para o X80 Pro E3E7, outro para o X80 Pro E3E9 e finalmente para o X80 Power B2N4. Caso tenham estes modelos, podem utilizar logo este firmware, que já tem o gpt.bin correcto. Para os outros modelos/ID, têm de fazer vocês o processo de alteração do gpt.bin.

6 - Ligar o tablet no Android.

7 - Activar as opções de programador


  • Ir a definições - sobre - e clicar várias vezes build number 
  • Nas opções de programador, activar as mesmas e a depuração USB (ver imagem em cima)


8 - Abrir o Phone Flash Tools. Clicar em browse, ir até à pasta onde descompactaram o firmware e seleccionem o ficheiro flash.json. Certifiquem-se que na configuração está seleccionada a opção blank.

9 - Ligar o tablet ao PC com o cabo USB. O tablet é detectado automaticamente. Tenham em atenção que se for a primeira vez que o estão a ligar ao PC, vão ter de autorizar a ligação no tablet, carregando no "OK", na janela que entretanto se abriu.


10 - Clicar no Start to flash, não mexer em mais nada e aguardar até que o processo chegue aos 100%. vão beber um café e voltem.


11 - Quando chegar aos 100%, o tablet vai reiniciar sozinho. Podem então desligar o cabo USB.




12 - Agora só falta mudar o idioma para Português/Inglês. Para isso, abrir as definições e escolher as opções assinaladas nas imagens em cima.


13 - Quando ligarem o wifi, a app das actualizações para fazer download de um pequeno update. O tablet reinicia para a instalação, depois disto podem desinstalar as app chinesas, que não têm interesse para o nosso mercado.

No final, o aspecto da coisa será mais ou menos este:


Apesar do "flash size" continuar nos 10GB, o armazenamento interno "cresceu" para os 25GB, o que já dá para uns bons jogos, música, filmes e séries.

0 comments:

Enviar um comentário