30/07/2017

30/07/2017

Essential mostra como dá uso à câmara dupla


São cada vez mais os fabricantes que apostam em câmaras duplas, mas mais importante que tê-las nos seus smartphones é tirar o máximo partido delas... coisa que a Essential diz fazer no seu muito aguardado Essential Phone.


O Essential Phone de Andy Rubin tem muito bom aspecto (mas já está a ser alvo de polémica devido aos atrasos) e seguramente não irá ter falta de interessados, com o seu ecrã praticamente sem margens. Mas desta vez o tema é o que se passa do lado oposto ao do ecrã, onde encontramos - como seria de esperar - um módulo de câmara dupla.

Temos visto diversas configurações para este sistema, com alguns fabricantes a apostarem em câmaras idênticas, outros em câmaras com resoluções diferentes, outros ainda com lentes diferentes, ou ainda a configuração escolhida pela Essential, de usar uma câmara a cores e outra monocromática - opção também já usada pela Huawei nos seus smartphones, por exemplo. Só que ao contrário do que acontece nos Huawei, onde o sensor monocromático só é utilizado ocasionalmente (na altura fiquei um pouco desiludido com isso), no Essential Phone ambos os sensores serão utilizados a tempo inteiro.



A vantagem de utilizar um sensor monocromático, é que assim se evita utilizar os filtros coloridos que são usados nos sensores a cores (que na prática transformam um sensor monocromático em colorido, mas à custa de uma redução na luminosidade captada) permitindo uma maior sensibilidade mesmo em condições de baixa luminosidade.

O problema passa a ser como é que se podem combinar duas imagens de sensores distintos e em posições diferentes, de forma a criar uma foto "perfeita", e é aí que a Essential diz ter feito grandes avanços e afinações, para garantir que as fotos captadas pelo Essential Phone terão sempre a máxima qualidade possível.

Espero bem que sim, pois finalmente alguém parece estar a dar uso a esta combinação de câmaras cor+monocromática como eu sempre imaginei que deveriam fazer. Mas, mais importante do que todas estas promessas... será fazer com que o Essential Phone chegue realmente às mãos dos utilizadores. ;P

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário