15/07/2017

15/07/2017

Os perigos dos relacionamentos através da Internet


Cada vez mais, os esquemas maliciosos nas redes sociais podem colocar em perigo os utilizadores. Os supostos  relacionamentos amorosos representam, segundo as autoridades, uma das áreas de crescimento mais rápido a nível de fraude online.



Estas fraudes, embora possam apresentar algumas diferenças, têm sempre elementos em comum: os utilizadores estão numa rede social como o Facebook e são contactados por desconhecidos; são seduzidos e, quando menos esperam, já podem estar a enviar dinheiro ou informações confidenciais aos criminosos.
Para evitar surpresas desagradáveis, a ESET sugere cinco “regras de ouro” para os utilizadores que não dispensam namorar nas redes sociais.
  1. Se a mensagem for suspeita, utilize o Google
Os esquemas maliciosos que envolvem relacionamentos exigem uma boa quantidade de trabalho por parte dos criminosos. No entanto, a mensagem “romântica” que a pessoa recebe, já foi enviada a centenas de vítimas. Uma boa prática será utilizar o Google para pesquisar algumas das mensagens recebidas. Deste modo, os utilizadores vão descobrir que eventualmente tudo não passa de um esquema de engenharia social.
  1. Faça o papel de detetive
Se, após muitos dias de conversa, o utilizador receber mais perguntas do que respostas, será sem dúvida um sinal de alerta. Todas as relações (e por ser online não é uma exceção) pressupõem uma base de confiança e, como tal, é importante a colocação de questões, mas também a obtenção de respostas. Em caso de suspeita, será uma boa ideia a utilização do Google ou do Linkedin para procurar pelo nome da pessoa. Deste modo pode ficar a saber se está a falar com alguém “real” ou se está a lidar com um perfil falso.
  1. Atenção a fotografias demasiado perfeitas
De uma forma geral, todos os utilizadores optam por fotografias de perfil atraentes, mas existem exageros. Os criminosos utilizam normalmente fotos muito sensuais que circulam pela Internet para tentarem captar a atenção das vítimas. Por este motivo, duvide sempre das fotografias demasiado perfeitas (e pode também usar a pesquisa inversa de imagens do Google para ver se a foto de perfil usada é genérica e/ou surge em mais locais).
  1. Cuidado com as partilhas
Os utilizadores não devem partilhar fotos privadas que não gostariam de ver publicadas online. Caso contrário, poderão ser vítimas de chantagem. O mesmo se passa com a utilização da webcam. Lembre-se que tudo o que fizer à frente da câmara pode vir a ser partilhado com milhões de utilizadores em todo o mundo.
  1. Nunca envie dinheiro
O momento de alerta surge quando é solicitado dinheiro ao utilizador. Quer seja para uma viagem romântica ou para ajudar alguém em dificuldades, nunca o faça sem conhecer a fundo a outra pessoa. Se o assunto “dinheiro” surgir no início de um relacionamento, tenha cautela porque é muito provável que esteja a lidar com um criminoso.

Encontra mais recursos sobre este assunto aqui:https://www.welivesecurity.com/tag/online-dating 

0 comments:

Enviar um comentário