05/07/2017

05/07/2017

Xiaomi Mi 6 - como passar da ROM chinesa para a ROM Global



O Xiaomi Mi 6 é um smartphone muito interessante, onde nem o facto de não ter os serviços Google disponíveis de raiz, foi suficientemente penalizador para o afastar de uma avaliação extremamente positiva.

Nesta altura, já é possível instalar a ROM Global no Mi 6 (com os serviços Google e sem os quilos de apps para o mercado oriental), mas os guias disponíveis para o efeito, não têm ainda reflectidas as alterações que este smartphone tem em termos de recovery, facto que inviabiliza este processo de instalação, bem mais simples que o método via fastboot, que obriga ao desbloqueio do bootloader.


Na verdade, o processo de actualização mais simples de todos, é o que é feito através do menu de definições. Se repararem numa das imagens em baixo, há uma opção "choose update package". Basta fazer o download da ROM, seleccionar esta opção e esperar que termine a instalação automática. Infelizmente, a versão Global é mais antiga que a versão chinesa, facto que impossibilita a utilização deste método de instalação.

Depois de muito testar e pesquisar, já estava decidido a desbloquear o boot loader. No entanto, acabei por conseguir juntar várias informações que me levaram a um processo algo "louco", mas que acabou por funcionar. Assim, o método via fastboot, fica para uma próxima oportunidade.

Quando me refiro a um processo "louco" tem a ver com o facto de termos de instalar uma app em chinês, onde não fazemos a mínima ideia de onde estamos a clicar, mas se seguirem as indicaçoes com atenção, não vão ter problemas.


Notas prévias:

Eu tinha o USB debugging activado no MI 6 e não tive necessidade de instalar nenhum driver, pois o smartphone era correctamente detectado pelo Windows. Antes de procederem à instalação, certifiquem-se que o smartphone é correctamente detectado pelo PC quando em modo recovery.

Claro está que a responsabilidade de seguir este guia é de cada um. Se não se sentem confortáveis para o fazer, não inventem.


Guia para passar de uma ROM chinesa para uma ROM Global (ambas oficias), sem desbloquear o bootloader



1 - Fazer download Mi PC Suite: http://zhushou.xiaomi.com  e instalar a aplicação. Sim, é mesmo em chinês! A versão em inglês não detectava o Mi 6.

2 - Fazer download da ROM versão Stable Global para o PC: http://en.miui.com/download-326.html#481






3 - Entrar em modo recovery. Ir a definições - sobre o telefone - actualizações e clicar no três pontos em cima à direita. Escolher a opção de reiniciar para o modo recovery.




4 - Abrir o Mi PC Suite anteriormente instalado, ligar o MI 6 ao PC, no MI 6 escolher a opção "connect with MI Assistant".


5 - Nesta altura o Mi 6 é detectado pela aplicação.



6 - No Mi PC Suite, clicar no ícone assinalado.


7 - Se a app abrir esta janela, escolher o modo recovery



8 - Na janela que aparece, escolher a primeira opção. Vão até à pasta onde guardaram a rom e escolham a mesma. A janela do ponto 7 deve estar por baixo desta, não se preocupem com ela.



9 - Esperar que apareçam os símbolos a verde (sinal que a rom foi verificada). Quando estiverem a verde, clicar na caixa assinalada em cima.



10 - Nesta altura começa a instalação. A app passa a apresentar a informação na imagem em cima.



11 - O smartphone também apresenta uma barra com o estado da instalação.


Este processo demora alguns minutos. No meu caso, aproveitei para ir jogar três rounds no Clash Royal, pelo que o processo deve demorar perto de 10 minutos.




Não necessitam de fazer nada, no final o Mi 6 vai reiniciar sozinho. Tendo em conta que é feita uma passagem de uma rom chinesa para uma global, devem efectuar logo de seguida uma reposição de fábrica, para ter uma instalação limpa.


A terminar, os nosso agradecimentos à HonorBuy pela disponibilização do equipamento que permitiu a elaboração  deste guia. Os interessados, podem utilizar o código AadM para obter um de 5€ numa qualquer compra superior a 100€. Caso seja o Mi 6, podem encontrar o mesmo neste LINK.

0 comments:

Enviar um comentário