22/08/2017

22/08/2017

Adicionar uma conta ao Google Authenticator está bem mais simples


A segurança nunca deve ser descurada, pelo que sempre que possível, deverão utilizar uma autenticação com dois passos. A Google já há bastante tempo que permite a utilização deste sistema de autenticação, tendo disponibilizado uma app - Google Authenticator - para auxiliar os utilizadores a identificarem-se perante um sistema de login.
O sistema de autenticação tem vindo a evoluir, permitindo nesta altura utilizar em smartphone ou tablet, como segundo factor de segurança, dispensando a utilização dos códigos. Contudo, caso tenham de utilizar o Google Authenticator, terão de o instalar no vosso equipamento.

Confesso que com a possibilidade de utilziar a notificação no smartphone, acabei por nem instalar app, mas agora tive de o fazer, para me autenticar no Dropbox, pois já estava farto de pedir o envio de SMS. Esta foi também a oportunidade para configurar a autenticação da conta Google no Google Authenticator.

Sempre que tinha de adicionar esta conta, era obrigado a desactivar o sistema de dupla autenticação e só depois é que tinha acesso ao código QR que permitia a configuração da aplicação. Cheguei até a utilizar um segundo smartphone e a guardar este QR, pois não tinha paciência para estar sempre a desactivar e posteriormente activar o serviço.

A Google parece ter concordado com esta avaliação e agora já permite adicionar um novo smartphone, sem estar a desactivar a autenticação a dois passos.

Para o fazerem, basta acederem ao link https://myaccount.google.com/security.


Escolham esta opção e efectuem login na vossa conta Google.



De seguida, devem escolher a opção mudar smartphone.

Seleccionem o vosso tipo de equipamento.




Instalem o Google Authenticator e escolham a opção "scan a barcode", devendo depois apontar o smartphone para o código QR apresentado no ecrã.



Por último ao carregar em "Next", são convidados a inserir o código que é apresentado no Google Authenticator.



Após a confirmação do código, ficam com a app autorizada a fornecer códigos para a vossa autenticação.

Com a possibilidade de utilizar o smartphone para autenticação, o código acaba por ser uma opção menos prática, mas não deixa de ser útil, pelo que se agradece a simplificação do processo de associar um smartphone ao serviço.

0 comments:

Enviar um comentário