21/11/2017

21/11/2017

Google ameaça retirar Cerberus da Play Store por se esconder dos utilizadores (e ladrões)


O popular programa anti-roubo Cerberus para Android está em risco de ser expulso da Play Store por a Google considerar que viola algumas das suas condições.


Se é certo que a Google há muito que implementou e disponibiliza um serviço de "find my phone" que permite localizar e bloquear remotamente um smartphone Android, por outro lado há quem prefira ter acesso a capacidades bastante mais avançadas, como as disponibilizadas por apps como este Cerberus, que incluem coisas como tirar fotos remotamente (ou no caso de engano na password) e enviá-las para o dono legítimo, simular um shutdown do equipamento (mas mantendo-o ligado), entre muitas outras funcionalidades.

Uma delas, e que é usada pela Google como motivo para este pré-aviso de potencial remoção da Play Store, é a possibilidade da app se esconder dos utilizadores, para dificultar a detecção por um ladrão; para além de que a Google também exige que uma app deste tipo tenha obrigatoriamente que apresentar uma notificação persistente, a informar o utilizador que está em funcionamento.


Ou seja, segundo a lógica da Google, a app que tem por objectivo permanecer indetectada por por potenciais ladrões, deverá apresentar continuamente uma notificação que indica que está em funcionamento, sinalizando isso de forma imediata para os mesmos!

... Não vai ser simples para o criador do Cerberus tentar dialogar com a Google, e também não ajudará que muitos dos seus antigos fãs ainda se sintam traídos por conta do cancelamento das contas gratuitas vitalícias, e agora vejam esta remoção como uma espécie de "vingança". Saberemos daqui por uma semana qual o desfecho desta situação; sendo que, o que me parece mais provável, é que a app passe a ficar disponível apenas para instalação directa, de fora da Play Store (mas com isso perdendo parte considerável de futuros clientes, que assim ficarão menos inclinados a confiar na app).

0 comments:

Enviar um comentário