27/11/2017

27/11/2017

Project Treble: A revolução nas Custom ROMs


No final da semana passada, falámos sobre a primeira ROM baseada no AOSP (Android Oreo), que teve a particularidade de ser disponibilizada para o Huawei Mate 9, smartphone que não tem sequer uma ROM AOSP do Android Nougat.


O XDA, templo das Custom ROM está em verdadeira ebulição com os avanços agora conseguidos, tudo graças ao Projecto Treble da Google. A Huawei em boa hora (curiosamente ao contrário da OnePlus...) decidiu desenvolver uma versão do Android 8 Oreo para o Mate 9, com suporte para o Treble. Desta forma, foi possível aos developers testarem este conceito com a ROM de teste que a Huawei lançou para o Mate 9. Os resultados não poderiam ter sido mais encorajadores, pois em menos de 24H, os Devs conseguiram colocar a correr no Mate 9, uma ROM AOSP Android 8.


Em breve, poderemos começar a assistir a uma revolução no mundo das custom ROM, graças aos trabalhos que estes devs levaram a cabo. A imagem de sistema que eles criaram, pode ser utilizada em vários equipamentos, com SoC diferentes. A imagem que correu no Mate 9, também foi utilizada com sucesso nos Honor 9 e Honor 8 Pro, Sony Xperia XZ1 Compact e Essential Phone. Ao todo, são 3 OEM e 2 SoC diferentes (HiSilicon Kirin 960 e Qualcomm Snapdragon 835) a conseguir correr a mesma imagem.

Este feito abre as portas, para que possamos ter num futuro próximo algo como o Windows consegue no mundo dos PCs, onde o mesmo sistema operativo corre em diferentes máquinas. São tempos realmente interessantes, que poderão em breve nos mostrar como a fragmentação no Android será um problema do passado.

0 comments:

Enviar um comentário