23/11/2017

23/11/2017

Huawei Mate 9 foi o primeiro smartphone a correr uma ROM AOSP com base no Projecto Treble



Se há local onde se podem encontrar novidades sobre roms/firmware, é no XDA, local que continua a ser um templo que reúne developers e utilizadores em roda de um uma tema comum: o mundo mobile.


Não é assim de estranhar que tenha sido no XDA que pela primeira vez foi conseguido validar as potencialidades do Projecto Treble fora do círculo da Google e OEM. Este feito foi conseguido com Huawei Mate 9, smartphone lançado o ano passado com Android Nougat. Este facto é ainda mais significativo, pois o suporte para o Projecto Treble só é disponibilizado a partir do Android 8 Oreo.

Como o update oficial do Android 8 para o Mate 9 está algo atrasado, foi utilizada a versão de testes que a Huawei disponibilizou, para ultimar os últimos detalhes na preparação da actualização. Depois de varias tentativas e muita experimentação, foi possível instalar uma rom AOSP no Mate 9, sem a necessidade de alterar o kernel que a marca chinesa disponibiliza na sua versão do Android. Esta versão ainda apresenta alguns problemas, mas o developers crêem que os vão conseguir ultrapassar com facilidade.

Este feito tem particular importância, pois poderá servir de base de trabalho para outros projectos, e sobretudo garantir que a partir de agora, a actualização do Android passará finalmente a ser mais célere e a chegar a mais equipamentos.

0 comments:

Enviar um comentário