13/12/2017

13/12/2017

Maps Go chega ao Google Play - saiba como o pode utilizar


O Android Go pode ser a solução para os equipamentos com menor capacidade de processamento, mas para se poderem tirar conclusões relativamente ao seu sucesso, ainda será necessário esperar pelas apostas dos fabricantes, que podem desde já lançar os seus terminais com a versão 8.1 deste Android mais leve.

Este Android Go vem acompanhado por uma série de apps "Go" da Google, a começar no próprio Google Go, que substitui a tradicional app de pesquisa, assim como o YouTube Go (com foco nos vídeos offline, permitindo a transferência dos mesmos entre amigos, etc.), Files Go (facilita encontrar ficheiros grandes e duplicados, transferências offline), e também versões Go do Gmail, Google Maps e Google Assistant.

Este Google Maps já está disponível no Google Play, mas a Google resolveu limitar a sua disponibilização, estando o mesmo bloqueado para os ditos smartphones "normais".


Contudo, o Maps Go parece não ser mais que um atalho para uma Progressive Web App, a qual pode ser acedida através do seguinte URL ( https://www.google.com/maps?force=qVTs2FOxxTmHHo79-pwa&source=mlapk ) no browser do vosso smartphone. Basta fazer "colar" deste link para terem acesso à app, com um layout como o da imagem ao lado.

Esta PWA consegue detectar a localização actual e fornecer direcções para viagens de carro, transportes públicos e a pé. Permite utilizar diferentes layers, partilhar a localização, em mais de 70 países.

Será por certo útil para os equipamentos menos potentes, e quem sabe até poupar mais bateria, pois o Maps é conhecido por ser uma aplicação bastante exigente, ficando por vezes a consumir recursos em segundo plano.

Se quiserem tentar instalar esta app, podem fazê-lo através do link em baixo.



1 comentário:

  1. Espero que continuem a apostar nestas aplicações GO, com as constantes actualizações que as aplicações sofrem ficam cada vez mais pesadas, e fica complicada a usa utilização em equipamentos mais antigos.
    Penso que a playstore também deveria deixar que versão da aplicação queremos instalar, num equipamento antigo, nem sempre justifica instalar a versao mais actual de uma app.

    ResponderEliminar