31/12/2017

31/12/2017

Os melhores de 2017


Em termos tecnológicos, 2017 acabou por ser um ano interessante. Não teve aquela novidade inesperada, capaz de marcar tudo e todos, mas houve muitos e bons produtos a serem apresentados, isto num ano em que os ecrãs com margens reduzidas foram a grande tendência.

Neste ano que agora termina, 3 marcas estiveram em grande destaque, havendo ainda uma quarta que fruto do seu desempenho, acaba por merecer uma menção honrosa. Samsung, Huawei e OnePlus são as grandes vencedoras em 2017, cada uma com motivos para celebrar um ano bem sucedido.

Depois de passar um mal bocado em 2016, a Samsung demorou algum tempo a orientar as agulhas, mas acabou por dar a volta a um infeliz Note 7, apresentando os Galaxy S8 e S8+ primeiro e o Note 8 mais tarde, com todos a obterem um elevado sucesso junto dos consumidores. O seu primeiro lugar no mercado mobile permanece incontestado e a Samsung não parece interessada em facilitar a vida à concorrência.

A Huawei bateu a marca de 2016, chegando aos 153 milhões de smartphones enviados para o retalho. A parceria com a Leica tem dado excelentes resultados, com o Mate 10 Pro a conseguir rasgados elogios relativamente ao desempenho fotográfico das suas câmaras. Ao longo do ano, conseguiu por várias vezes ultrapassar a Apple, numa luta que esta cada vez mais renhida pelo segundo posto no mercado dos smartphones.

A OnePlus lançou dois modelos em 2017, o OnePlus 5 e o OnePlus 5T, que acabou por surpreender ao chegar ao mercado sem um aumento de preço. Com um ecrã com margens reduzidas e relação de custo/desempenho imbatível, a OnePlus conseguiu recuperar parte do sucesso alcançado com o OnePlus One, pelo que 2018 tem tudo para ser mais um grande ano para esta ainda jovem marca.

A menção honrosa cabe à Xiaomi, que continua a lançar smartphones de grande qualidade a preços muito competitivos. O Mi Mix 2 não teve o efeito surpresa do primeiro modelo, mas conseguiu ser um digno sucessor. O grande destaque tem que ir obrigatoriamente para o totalmente inesperado Mi A1, um smartphone a correr Android One em detrimento da MIUI, imagem de marca da Xiaomi.

Foi um bom ano no mundo da tecnologia mobile, o que é que podemos esperar de 2018? 





0 comments:

Enviar um comentário