06/01/2018

06/01/2018

WattUp permite carregamentos wireless a 1 metro de distância


Depois de ter ficado em silêncio desde a sua apresentação no CES 2015, o sistema de carregamento wireless a grande distância parece estar finalmente prestes a chegar ao mercado, tendo já obtido a indispensável certificação da FCC nos EUA.


Embora os dispositivos com carregamento wireless sejam relativamente comuns (até a Apple aderiu a esta tecnologia nos seus mais recentes iPhones 8 e iPhone X), estamos a falar de sistemas que funcionam apenas a poucos milímetros de distância e que fazem com que seja necessário encostar ou pousar o equipamento numa base de carregamento.

A Energous quer mudar isso com o seu WattUp, que permitirá carregar múltiplos dispositivos a até 1 metro de distância, e assim permitindo uma maior versatilidade na utilização continuada dos mesmos. Em vez de ser necessário manter o dispositivo numa base, será possível posicioná-lo de forma mais variada, ou até permitindo que o mesmo continue a ser recarregado enquanto o usamos - o que seria excelente para dispositivos como smartphones, earphones bluetooth, e outros.

A certificação da FCC é uma excelente notícia para efeitos de comprovar de que se trata de uma tecnologia real e que poderá ser usada pelos consumidores; mas ainda falta conhecer muitos dos pormenores que interessam: como a potência máxima que será possível emitir, assim como a eficiência dessa transmissão a um metro de distância. Perguntas que poderão ser respondidas já no próximo CES no início de 2018.

Por: Carlos Martins

0 comments:

Enviar um comentário