12/03/2018

12/03/2018

Markup, a ferramenta de edição de imagem do Android P


A captura de ecrã é uma das funções que mais utilizo no smartphone. Permite de uma forma simples e rápida partilhar as informações que temos no ecrã, quer seja texto, desenhos ou imagens. O Android tem um sistema nativo para edição das capturas de ecrã, mas este é algo limitado quando comparado com as opções que algumas marcas disponibilizam.



Em cima à esquerda, temos uma imagem com o menu de edição no BQ Aquaris X Pro, que corre uma versão do Android quase sem alterações. É possível adicionar filtros, corrigir os tons da imagem, assim como cortar ou rodar a mesma.

A imagem à direita, apresenta a EMUI 8 da Huawei, a correr no Mate 10 Pro. A solução apresentada pela Huawei é bastante mais completa, acrescentado à lista de funcionalidade do Android mais algumas opções, como o escrever, adicionar "autocolantes" ou etiquetas e um curioso efeito de substituição de cor, onde se pode dar destaque a um tom, numa imagem a monocromática.


Marluk, a nova ferramenta para edição de imagens no Android




O Android P versão preview já pode ser utilizada nos smartphones da Google, o que dá origem a algumas descobertas interessantes, como é o caso deste MARKUP, uma app para edição de imagens.

Na imagem em cima, podemos ver esta app a correr no Mate 10 Pro. Caso pretendam, podem instalar a mesma, bastando para tal que efectuem o download no XDA. Em termos de funcionalidades, podem contar com o redimensionamento da imagem (mas sem opção de rodar) e com uma caneta e marcador com várias cores. Existem ainda dois botões, para desfazer a acção anterior ou restaurar a mesma.

As novas opções que encontramos no MARKUP são interessantes, mas faltam ainda as funcionalidades que o Android já disponibiliza actualmente, pelo que se espera que estas sejam adicionadas à app antes da versão final, que só deverá chegar em Agosto.

0 comments:

Enviar um comentário