28/03/2018

28/03/2018

.projekt


Depois de Evo Explores, poderíamos pensar que este programador indie já se tinha deixado das brincadeiras com as perspectivas. Mas ainda bem que não é esse o caso, pois agora temos mais um belíssimo jogo disponível na Play Store, .projekt de Kyrylo Kuzyk, onde temos de jogar não só com a perspectiva mas também com as sombras.


Este é um quebra cabeças bem simpático, onde a dificuldade não é muito alta, enquadrando-se mais numa experiência zen e bem relaxante. O nosso objectivo é colocar pequenos cubos na zona central, de maneira a que a sua sombra preencha as zonas a cinzento assinaladas nas paredes laterais.


Imaginem que existem duas fontes de luz, uma de cada lado, que fazem com que surjam duas sombras distintas nas duas paredes ao fundo. Não podem aparecer sombras fora dos locais assinalados a cinzento, o que se pode ver de imediato pela cruz que aparece na sombra da parede.

Colocar cubos no cenário é tão simples como tocar com o dedo no ecrã, e para eliminar um cubo que foi colocado num local errado, basta manter o dedo sobre o mesmo para que este desapareça. Nos níveis mais à frente teremos de usar esta técnica de apagar cubos de maneira a colocar cubos "impossíveis" a flutuar em certos locais (fazer uma torre de cubos por exemplo, e de seguida apagar os cubos de baixo, ficando apenas o cubo de topo a flutuar).


O jogo não tem um tempo limite, pois como disse mais acima é suposto ser uma experiência zen e bem relaxante, mas é certo que a partir de certo nível teremos de começar a pensar fora da caixa e de forma não convencional, para conseguir resolver alguns dos desafios que nos vão sendo apresentados.

Para aqueles que gostam de um desafio extra, depois de concluir um determinado puzzle, é possível voltar ao mesmo e tentar resolvê-lo com um menor número de cubos, que é um dos objectivos a atingir, assim como tentar chegar ao número máximo de cubos, também um objectivo interessante a conseguir obter.


Ter sempre em conta a perspectiva e a sombra dos cubos nas duas paredes é algo que temos de ter sempre presente, mas para facilitar a nossa vida é possível deslizar o dedo pelo ecrã para visualizar a peça de 4 diferentes ângulos. Isto ajuda também na hora de colocar cubos, porque é inevitável ficarmos com zonas às quais não conseguimos chegar se não rodarmos "a peça" para outras perspectivas.


Com uma banda sonora bem bonita, e um estilo minimalista super interessante, .projekt é um quebra cabeças que nos deixa agarrados do início ao fim, atravessando todos os seus 60 puzzles. Estão prometidos mais puzzles para breve, mas é certo que com os dois objectivos extra dos cubos mínimo e máximo, é um jogo que podemos repetir várias vezes e perder umas boas horas até o resolver por completo.

Deixo-vos com a trailer do jogo que, como podem ver, está disponível em diversas plataformas (Android, iOS e Apple TV, Amazon e Steam) e se apreciam estas coisas de brincar com as perspectivas e arquitecturas impossíveis, não deixem de dar uma vista de olhos ao jogo Evo Explores, que também está muito bem concebido.



Por Bruno Ramalho

0 comments:

Enviar um comentário