18/04/2018

18/04/2018

Android P vai ter navegação por gestos à iPhone X


A Google descuidou-se e publicou uma captura de ecrã que revela que o próximo Android P deverá contar com uma nova barra de navegação que adoptará gestos idênticos aos usados pela Apple no iPhone X.

O sistema de navegação no Android tem sofrido algumas alterações ao longo dos anos (basta relembrar que o primeiro Nexus tinha uma trackball!) mas tem-se mantido fiel ao sistema de três botões que derivaram de um início com quatro botões físicos, e que há alguns anos foram convertidos para versões virtuais no ecrã. Mas no Android P, poderemos assistir a nova evolução, dando maior destaque aos gestos.

A Google descuidou-se ao publicar um artigo, revelando uma captura de ecrã onde a secção de navegação na parte inferior apresenta apenas uma pequena barra e um botão de recuar. Uma imagem que a Google rapidamente se apressou a cortar - mas que a Internet já tinha guardado para a posteridade.


Esta imagem coincide com os rumores de que o sistema de navegação no Android P passará a utilizar gestos ao estilo do iOS no iPhone X (algo que alguns fabricantes já têm replicado nos seus Android - por exemplo, a Xiaomi nos seus Mi Mix 2) e onde o botão de regresso ao ecrã principal é substituído por um gesto da parte inferior do ecrã para cima; e o acesso às apps é feito através desse mesmo gesto, mas mantendo o dedo no ecrã durante mais algum tempo.

Neste caso, o botão de "back" (na MIUI é feito através de um gesto lateral da margem do ecrã) passa a ser apresentando apenas quando faz sentido... tentando ser um compromisso para a "confusão" da sua implementação, que nunca nos deixa bem seguros de onde nos irá levar, dependendo de estarmos numa app, ou numa página de um browser, ou numa página de um browser aberto através de outra app (como o Gmail)...

É de esperar que no Google I/O sejam reveladas muitas das intenções da Google para o seu próximo Android P (Popsicle?) e esta questão da navegação por gestos será seguramente uma delas - considerando que se torna algo "crítico" para utilização nos smartphones full-screen (onde o espaço dedicado à barra de navegação começa a irritar ao fim de poucos dias de utilização).



0 comments:

Enviar um comentário