05/04/2018

05/04/2018

AppGallery da Huawei passa a estar disponível em todo o mundo


Um equipamento sem aplicações, não tem futuro. Que o digam as marcas que apostaram no Windows Mobile, tão elogiado por múltiplos sectores, mas incapaz de sobreviver a um lançamento tardio, que afastou os developers da plataforma da Microsoft para equipamentos móveis.

Os serviços da Google estão disponíveis a nível mundial, mas a China continua a fazer finca pé, dificultando a vida ao gigante americano. Não é à toa que a Xiaomi aposta na MIUI, pois foi a forma que encontrou para servir os seus clientes orientais. A LeEco foi inclusivamente um dos pioneiros neste sector, tendo criado a sua reputação com base na comercialização de conteúdos.

A Huawei não teve igualmente outra alternativa, optando por criar os seus serviços, algo que acabou por ter um impacto nos modelos para o mercado ocidental, pois obriga ao desenvolvimento de duas versões diferentes, uma com os seus serviços, outra com os da Google. As notificações são um exemplo dos efeitos negativos desta aposta, com a Huawei a ter que se empenhar para corrigir esta situação.

No mercado chinês, não havendo Google Play, a Huawei optou por criar a sua própria loja de aplicações, a AppGallery. É precisamente esta loja de apps que a partir de agora vai passar a estar disponível nos equipamentos comercializados pela marca chinesa.

Aspectos em destaque:

  • Conjunto alargado de jogos e apps, grátis, freemium e pagas
  • Apenas conteúdos de qualidade com avaliação média de 4,3 num máximo de 5
  • App instalada de origem nos equipamentos Huawei e Honor
  • Ofertas e conteúdos gratuitos
  • Necessita de uma conta Huawei
  • Disponibilizada a partir do segundo trimestre de 2018

O aumento de variedade, pode ter as suas vantagens e as ofertas poderão até ser um bom chamariz para os clientes da marca, mas tendo em conta os milhões de jogos e apps que estão disponíveis no Google Play, esta AppGallery poderá ser apenas mais uma app que vem instalada de origem nos smartphones e tablets, acabando por não ser rentabilizada pelos utilizadores.

1 comentário: