10/06/2018

10/06/2018

Android P protege chamadas e localização dos utilizadores


O novo Android P protege a privacidade dos utilizadores, dificultando o acesso aos registos telefónicos e números que nos telefonam e para quem telefonamos, para além do sserviços de localização.


Vivemos numa época em que não podemos confiar nas apps que instalamos e corremos nos nossos smartphones - pelo contrário, temos que desconfiar delas - e no novo Android P a Google adicionou algumas protecções adicionais para garantir a privacidade dos utilizadores.

As plataformas móveis têm tido um aumento regular no número de funcionalidades restritas para as quais as apps precisam pedir permissões, tal como o acesso à câmara, ao microfone, às fotos, ao GPS, etc. e no Android P o acesso às funções telefónicas passa a ser discriminada em mais categorias. Actualmente, uma app que pedisse acesso ao "telefone" ficava automaticamente com acesso ao histórico de chamadas e podia ver os números de telefone que lá constassem. Mas no novo Android, essas permissões passam a estar separadas no novo grupo "CALL_LOG", pelo que será tecnicamente possível ter uma app que possa ter acesso ao telefone mas que não possa "espiar" para quem telefonamos anteriormente ou quem nos ligou.


Adicionalmente, existem também permissões adicionais para apps que pretendam determinar a localização com base nas redes WiFi e, caso tenha desactivado os serviços de localização, também as funções que permitiam obter a localização indirectamente através dos dados das células 3G/4G ficam desactivadas.

Não deixa de ser um pouco caricato que se esteja num ponto em que seja necessário gastar tantos recursos e tempo em redor de sistemas criados para evitar abusos por parte das apps que se querem correr; no entanto é preciso relembrar que nada disto servirá de muito se os utilizadores continuarem a aceitar cegamente todas as permissões que qualquer app lhes pedir. (Olhem que já tenho deixado de instalar várias apps por pedirem acesso a coisas que considero serem exageradas...)

0 comments:

Enviar um comentário